JAM no MAM está de volta nesse sábado (28)

Música, No Circuito
26 de outubro de 2017
por Genilson Coutinho

Depois de ações isoladas realizadas em setembro passado para incentivar a participação de instrumentistas femininas na cena musical local, a JAM no MAM decidiu aprofundar a iniciativa e desenvolver uma temporada inteira onde as mulheres ocuparão lugar de destaque nas jam sessions baianas. O projeto JAM no MAM com as Mina estreia no próximo sábado, dia 28 de outubro, com a banda Geleia Solar recebendo a baixista Ana Karina Sebastião. O patrocínio de toda a temporada da JAM no MAM com as Mina é da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA). Conta também com o apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Seja integrando a Geleia Solar, banda anfitriã que sempre constrói ao lado dos músicos participantes a programação musical da JAM, ou mesmo tocando em apresentações de abertura na noite, as mulheres instrumentistas da JAM no MAM com as Mina contribuirão para a conquista de um dos grandes objetivos do projeto: o de levar um número cada vez maior de mulheres a se sentir instigadas a participar da cena musical onde a presença de instrumentistas do sexo masculino ainda é majoritária. Outra novidade da temporada é a montagem de um palco especialmente criado para improvisações de dança, aberto à participação de todos. Além de garantir a troca artística com musicistas ao logo dessas seis semanas, a JAM no MAM quer valorizar as formas com que muitas mulheres já vêm interagindo artisticamente com o projeto até então: através do canto e da dança. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser!

A baixista Ana Karina Sebastião é quem vai inaugurar o projeto, tocando como instrumentista integrante da banda Geleia Solar. Ela vai interagir dentro do espírito do projeto, que valoriza a improvisação e a troca musical a partir do jazz. E o palco estará aberto também a outras participantes, estudantes ou profissionais de música que, sem ensaio prévio, queiram tocar a partir das provocações musicais sempre inesperadas da JAM no MAM.

Ana Karina Sebastião é baixista de Chico César e Arrigo Barnabé, além de fazer parte do programa ‘’Conversa com Bial’’- Rede Globo. Graduada em Licenciatura em música pela Faculdade Cantareira, teve seu primeiro contato com a música aos 10 anos de idade, fazendo aulas de violão e teclado. Aos 12 anos, aproximou-se do contrabaixo elétrico, ingressando na antiga Universidade Livre de Música (ULM), hoje EMESP Tom Jobim. Hoje transita pelos mais diversos gêneros musicais, tendo tocado ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional como Richard Bona, Tony Lindsay, Filó Machado, Arismar do Espírito Santo, Alexandre Pires, Elba Ramalho e Elza Soares, entre outros. É atuante nos principais bares e casas de shows de São Paulo e do Brasil, enquanto também desenvolve seu próprio trabalho autoral. Sua carreia inclui também participações em festivais pelo Brasil, Itália, Equador, Chile, França, Argentina e China.

Vídeos de Ana Karina Sebastião:

https://www.youtube.com/user/karinadbrothers

JAM no MAM

 Programação com participação especial de:

28/10 – Ana Karina Sebastião (baixo) com a banda Geleia Solar

04/11 – Cantoras fazem homenagem a Billie Holliday (acompanhadas por mulheres instrumentistas)

11/11 – Lis Carvalho (piano) com a banda Geleia Solar

18/11 – Joana Queiroz (clarinete) com banda Geleia Solar

25/11 – Paula Valente (sax) com a banda Geleia Solar

Data: Aos sábados.

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão).

Horário: Das 18h às 21h.

Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).

Informações e produção: Huol Criações – Tel.: 71. 3241-2983.

Site: www.jamnomam.com.br

Facebook / Youtube / Twitter / Instagram