Izabela Taviani e Thathi agitam Semana de Arte e Cultura de Imbassaí; confira a programação

Música, No Circuito
21 de setembro de 2015
por Genilson Coutinho

tatay

Evento que abre a programação de verão do litoral norte da Bahia, a Semana de Arte e Cultura de Imbassaí (SACI 2015) chega à quinta edição ressaltando sua origem de respeitar e promover as tradições da população da região. Com o tema Consciência e Tradição, o festival vai abrigar, na Praia de Imbassaí, entre 25 de setembro e 4 de outubro, tanto apresentações artísticas e expressões culturais representativas da Bahia quanto a segunda edição do Encontro de Culturas Populares e Identitárias, além de muito esporte de praia, oficinas e atividades para crianças. Toda a programação da SACI 2015 é gratuita.

O fim de semana de abertura do evento será dedicado aos esportes de praia. “É um conjunto de atividades que faz parte do dia a dia dos moradores da região, mas que ainda não tinha sido abordado pela SACI”, conta o produtor cultural e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Romilson Augusto Santos, um dos coordenadores do festival. “Teremos prática e oficinas de uma série de esportes, dos mais tradicionais, como peteca, aos que o grande público só tomou conhecimento mais recentemente, como slackline e stand-up paddle.” Como convidado especial, vai participar das atividades o medalhista de prata no Pan-Americano de Santo Domingo (2003), no vôlei de praia, Paulo Emilio.

Entre os destaques da programação musical estão as apresentações abertas ao público, na Praça da Cultura, no centrinho de Imbassaí, da cantora Isabella Taviani (no sábado, 3 de outubro,), da cantora Thathi (no mesmo dia) e do grupo O Quadro (na sexta-feira, dia 2). A quarta-feira, 30 de setembro, será reservada a um ciclo de debates e mesas redondas, com estudiosos, especialistas e atores locais, sobre aspectos históricos, produtivos e de sustentabilidade das tradições da região, o Encontro de Culturas Populares e Identitárias.

“A mescla entre atividades de lazer e entretenimento com as voltadas à valorização dos saberes da população da região é a alma do evento, o motivo inicial para fazermos a SACI”, conta o produtor cultural e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Romilson Augusto Santos, um dos coordenadores do festival. “Por isso, este ano, decidimos incorporar à programação da SACI o Encontro de Culturas Populares e Identitárias (que no ano passado foi realizado separadamente da semana do evento).

Também integra o evento a segunda edição da Feira de Economia Criativa de Imbassaí (FECI), que tem como objetivo incentivar as cooperativas e os artesãos da região. Por causa do sucesso entre os visitantes no ano passado, este ano a FECI vai contar com um espaço maior e ainda mais participantes, ampliando a visibilidade do trabalho desses grupos, que promovem a inclusão social por meio da produção sustentável de artigos de consumo e alimentos.

A SACI 2015 é uma realização da MTE Consultoria e Assessoria em Marketing, Turismo e Entretenimento, do Jerimum Café, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Prefeitura de Mata de São João, com apoio da Associação Comercial de Imbassaí, do Instituto Imbassaí, do Sebrae, da cerveja Devassa, do Hotel Grand Palladium, da Pousada Imbassaí, da Pousada Too Cool, da Rent Brasil, do Centro Cultural Tangará Mirim, da ONG Jogue Limpo, da Band News FM, da Agência Digital ZWA, da Algures Comunicação e da Aky Mídia. Mais informações pelo site www.saci2015.com.br.

* PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE ARTE E CULTURA DE IMBASSAÍ – SACI 2015

Sexta-feira – 25/09/2015 – Abertura

21 horas – Ivan Huol, Ivan Bastos e convidados – Restaurante Jerimum Café

Sábado – 26/09/2015

8 horas – Operação Praia Limpa – Praia de Imbassaí (concentração na Ponte do Rio Imbassaí)

9 horas – Festival Esportivo de Imbassaí / Arena Esportiva de Imbassaí – Praia de Imbassaí

Oficinas: Surfe, Stand-up paddle, slackline, vôlei de praia, rugbi, frescobol, peteca, futebol de areia

Participações especiais: Paulo Emilio, medalha de prata no Pan-Americano de 2003 no vôlei de praia, e DJ Lu Muhana

Domingo – 27/09/2015

17 horas – Jogos, brincadeiras e atividades infantis – Praça da Cultura

Segunda-Feira – 28/09/2015

17 horas – Cineclube Tela Verde – Escola Casa da Mata

Terça-Feira – 29/09/2015

17 horas – Oficina “Entalha Madeira” – Praça da Cultura

Quarta-Feira – 30/09/2015

10 horas – Solenidade de abertura do II Encontro de Culturas Populares e Identitárias – Centro Cultural Tangará Mirim

14 horas – II Encontro de Culturas Populares e Identitárias – Roda de Conversa: Políticas Culturais e Territorialidade – Praça da Cultura

15 horas – II Encontro de Culturas Populares e Identitárias – Solenidade de batizado e troca de faixas do Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION-Bahia), de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência – Praça da Cultura

18 horas – II Encontro de Culturas Populares e Identitárias – Caruru de integração – Praça da Cultura

20 horas – II Encontro de Culturas Populares e Identitárias – Manifestações culturais e artísticas das comunidades do Litoral Norte da Bahia – Praça da Cultura

Quinta-Feira – 01/10/2015

17 horas – Primeiro Grito de Carnaval / Bloco Bicho do Mato / DJ Lu Muhana – Praça da Cultura

20 horas – Show de Josafá Santana – Praça da Cultura

22 horas – Show da Banda Aloha – Praça da Cultura

Sexta-Feira -02/10/2015

19h30 – Show do grupo Noturnos no Paraíso (Rock) – Praça da Cultura

21 horas – Tributo ao Reggae Baiano / Grupo Folha de Chá e convidados – Praça da Cultura

23 horas – Show da banda O Quadro (Hip-hop) – Praça da Cultura

Sábado – 03/10/2015

17 horas – Jogos e brincadeiras infantis e manifestações culturais e artísticas – Praça da Cultura

20 horas – Show da banda Utopias Celestes (Rock) – Praça da Cultura

21 horas – Show da cantora Thathi – Praça da Cultura

23 horas – Show da cantora Isabella Taviani (MPB) – Praça da Cultura

Domingo – 04/10/2015

17 horas – Roda de Capoeira com o grupo Barro Vermelho / Mestre Benivaldo / Mestre Lula / Contramestre Bira – Praça da Cultura

18 horas – Show do músico Carlito França (Pop regional) – Praça da Cultura

19h30 – Show do grupo Samba e Sede (Samba) – Praça da Cultura

21 horas – Apresentação do Grupo Espermacete (Samba de Roda) – Praça da Cultura