IV Encontro do Fórum de Cultura da Bahia: inscrições abertas de 01 a 10 de abril

Sem categoria
3 de abril de 2012
por Genilson Coutinho

São Francisco do Conde é guardiã de uma diversidade cultural inestimável. Suas maiores riquezas foram preservadas por meio da história passada de geração para geração. Desde a origem da cidade, os africanos que a habitavam aprenderam o valor, a importância e a sabedoria do falar. Por isso, ainda hoje, se mantêm vivas as manifestações culturais da Era Colonial, entre elas o Bumba-meu-boi e a Nega Maluca. Também existem as produções culturais como o Lindroamor, Capabode, Mandus e os Meninos da Lama. Mas, sem dúvida, a festa mais comemorada no município é o seu tradicionalíssimo São João que conta com danças populares, como o forró e a quadrilha, além de ter as bebidas e as comidas típicas da região.
Recôncavo da Bahia (Território-sede do IV Encontro)

Com fortes as marcas da colonização portuguesa e da miscigenação entre as culturas européia, africana e indígena. A Região é rica em folclore, culinária e nas artes do seu povo mestiço, mostra as marcas do seu passado nas cidades históricas e nos quase 400 antigos engenhos de cana-de-açúcar que povoaram a região durante a colonização do Brasil.

Na culinária típica há combinação entre as três raças, em pratos regados a azeite de dendê e os mais variados doces, licores e aguardentes; é descobrir belezas naturais escondidas nos rios Paraguaçu e Jaguaripe em toda a área de influência dos seus estuários em torno da Baía de Todos os Santos, no lagamar do Iguape, nas praias de Saubara. Religiosidade, misticismo e história são marcas registradas do Recôncavo emoldurado por extensos canaviais, ricos manguezais e o que ainda resta de floresta tropical.

As cidades são: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, D. Macedo Costa, Governador, Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Sapeaçu, Saubara, Varzedo.