Itaú Unibanco integra índice global de empresas que promovem a igualdade de gênero

Comportamento, Social
25 de janeiro de 2019
por Genilson Coutinho

O Itaú Unibanco integra, pelo terceiro ano consecutivo, o grupo de empresas que mais promovem a igualdade de gênero no mundo. A instituição aparece entre as 230 empresas que integram o Bloomberg Gender-Equality Index (GEI). A edição 2019 reconhece companhias de 36 países diferentes e atuação em 10 setores (entre eles, financeiro, energia, tecnologia, indústrias de base, bens de consumo, alimentício e comunicação) pelo comprometimento com a transparência na divulgação de indicadores sobre gênero. A metodologia de avaliação do índice considera ações e políticas para colaboradores, oferta de produtos e serviços específicos para clientes mulheres, engajamento da empresa com o tema e com a comunidade, bem como estatísticas internas da companhia relacionadas a igualdade de gênero.

Ao todo, essas companhias têm capitalização de mercado da ordem de US$ 9 trilhões e empregam mais de 15 milhões de pessoas – incluindo 7 milhões de mulheres. “É gratificante receber mais uma vez esse reconhecimento internacional. Temos avançado bastante na agenda de igualdade de gênero e estarmos novamente no GEI mostra que estamos na direção certa”, diz Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco. “É um estímulo e tanto para seguirmos evoluindo”, completa.

Para o Itaú, os pontos de destaque para a conquista do reconhecimento foram:

– a porcentagem de mulheres executivas teve salto de 33,4% de 2017 para 2018;

– aumento de 14% de mulheres entre os 10% de executivos mais bem pagos;

– aumento de 85% de mulheres participando de programas de sponsorship;

– aumento de 75,5% de colaboradoras participando de programas de coaching;

– aumento de 4,5% de mulheres em programas de desenvolvimento;

– treinamento de gerentes para combater o viés inconsciente e exigência de leque diverso de candidatos para concorrer a cargos de gestão.

A relação completa das empresas selecionadas aqui.