Irecê terá grupo gay organizado

Sem categoria
4 de abril de 2011
por Genilson Coutinho

Defender as causas do segmento gay, fomentar discussões e desenvolver ações efetivas de combate à homofobia. Esses são alguns dos objetivos de um Grupo Gay que está em processo de criação no município de Irecê, no sertão da Bahia, a 474KM de Salvador.

Diversas reuniões estão acontecendo com militantes gays da cidade e de outras localidades. Nos encontros, eles opinam, sugerem ações e socializam histórias. A posse oficial do grupo está agendada para maio e deverá contar com a participação de vários representantes de movimentos LGBTs da Bahia.

Na última reunião, ocorrida no sábado, 2 de abril, foram discutidos assuntos como as parcerias com as secretarias de Saúde e de Educação; elaboração de projetos, realização de seminários e campanhas; casos de homofobia, entre outros.

Para Taíse Torres, que tomará posse como presidente, o grupo nasce com muita força. “Há um interesse muito grande do público gay em se unir para buscar o respeito aos seus direitos”, disse. Torres comenta sobre a violência contra gays. “Os casos de homofobia nos preocupam, precisamos combater e repudiar essa prática criminosa”, complementa.

AVANÇO – Em dezembro do ano passado, foi realizado o I Seminário Irecê Contra a Homofobia. Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade, através da Coordenação de Apoio à Política de Gênero (CAPG), o evento reuniu gays, lésbicas, travestis, representantes do poder público, além da sociedade civil.

Para coordenador do CAPG, Márcio Messias, o seminário sinaliza que Irecê está avançando nas discussões entorno dos interesses da comunidade gay. “Temos um governo aberto às nossas discussões, isso nos entusiasma e nos fortalece. É um avanço, uma conquista, uma prova de que estamos, aos poucos, conquistando nosso espaço na sociedade”, finaliza.

Fonte: GAPG

Foto: Reprodução