ION é referência para pessoas com diversas deficiências

Genilson Coutinho,
08/06/2013 | 16h06


Fundado há 44 anos por um grupo de pais que tinham filhos com algum tipos de deficiência, o Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION-Ba) tornou-se referência no tratamento de crianças e adolescentes com diversos tipos de problemas neurológicos. Atualmente o Instituto é dirigido e presidido por duas mães fundadoras, o ION-Ba. é uma entidade de Salvador especializada que vem desenvolvendo atendimentos a TEA (Transtornos do Espectro Autista).

O Instituto possui uma equipe multidisciplinar com profissionais habilitados nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, cujo o objetivo é prevenir deficiências ou minimizar efeitos das limitações e lacunas já instaladas, mediante tratamento específico. Mais de 600 reabilitandos recebem atendimento em saúde, educação e assistência social, com hora marcada, sem filas e de forma gratuita. A entidade é mantida através de doações de pessoas físicas e jurídicas e de parcerias com órgãos governamentais.

A bela, ampla e confortável casa, localizada no Jardim Apipema, em Ondina, oferece atendimento multidisciplinar, desenvolvendo serviços tanto na área social, como nas áreas de saúde e educação de forma eficiente e humanizadora. O Instituto disponibiliza atendimentos nas áreas de: Psiquiatria, Neurologia, Pediatria, Serviço Social, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Suporte Pedagógico (Atendimento Educacional Especializado/AEE), e Educação Física Adaptada, realizando um trabalho terapêutico e psicoterapêutico de: Estimulação Precoce, Reabilitação Neuropsicomotora, Distúrbio de Comportamento e Tratamento Reabilitatórios. A organização também realiza gratuitamente os exames de Audiometria e Eletroencefalograma.