Instituto TIM busca melhorar desempenho de matemática na rede pública

Genilson Coutinho,
15/01/2014 | 12h01

O projeto Círculo da Matemática, promovido pelo Instituto TIM, encerrou o ano beneficiando cerca de sete mil crianças da rede pública brasileira, sendo cerca de 800 em São Paulo. Na região Nordeste, o projeto beneficiou 1510 crianças da rede pública. A metodologia – desenvolvida pelo casal PhD da Universidade de Harvard, Bob e Ellen Kaplan – busca aprimorar o ensino da disciplina e estimular o aprendizado de estudantes entre sete e nove anos de uma forma participativa, lúdica e divertida. Além da capital paulista, o projeto envolve 50 professores também em Brasília, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Aracaju e Belém e deve ser expandido para outros Estados ao longo de 2014. A iniciativa é considerada uma revolução no ensino da matemática, já que um mal desempenho inicial limita o aprendizado do aluno nas séries posteriores. A principal avaliação internacional sobre o desempenho dos estudantes, feita pela Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico e divulgada no fim de 2013, mostrou que o Brasil melhorou a qualidade do ensino de matemática, mas ainda ocupa as últimas colocações. O país aparece na 58ª posição, atrás do Chile, Uruguai e Cazaquistão, por exemplo.

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