Instituto Ensaio Aberto realiza fórum sobre a luta por direitos da população LGBT+ com intervenção artística

Notícias
8 de outubro de 2019
por Genilson Coutinho

Sempre atento à temática da garantia e promoção de direitos para a população LGBT+, o Instituto Ensaio Aberto vai realizar o fórum Direito à Diversidade Sexual e de Gênero no Brasil no dia 09 de outubro, às 19h30, no Armazém da Utopia. O encontro contará com a presença do presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB RJ e conselheiro do Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro, Henrique Rabello de Carvalho, da doutora em Psicologia Social Jacqueline Gomes de Jesus e do sociólogo e diretor da Associação Brasileira de Pessoas Intersexo (Abrai), Amiel Vieira. O projeto, que tem apoio do Ministério da Cidadania e do Governo Federal, vai contar ainda com uma intervenção cênica da Companhia Ensaio Aberto.

Mais do que necessário no Brasil, o debate acerca dos direitos para a população LGBT+ é urgente. Afinal, somos o país que mais mata homossexuais e transexuais no mundo, sendo o Rio de Janeiro o 4º estado do Brasil com o maior número absoluto de homicídios de LGBTs. Recentemente, ganhou destaque na agenda nacional a votação do Supremo Tribunal Federal (STF) pela criminalização da homofobia. Desde o dia 13 de junho, diante da omissão do congresso em aprovar a matéria, o STF decidiu que os crimes contra o público LGBT sejam enquadrados na Lei de Racismo. Erika Hilton, transvestigênere, negra e co-deputada estadual pela Bancada Ativista (PSOL/SP), estará presente no encontro para debater ainda mais profundamente essa questão.

O Fórum Direito à Diversidade Sexual e de Gênero no Brasil, que vai contar com a mediação de Gisele Ricobom, professora da UFRJ e diretora do Instituto Joaquín Herrera Flores, será o terceiro evento realizado no projeto Cultura, Direitos Humanos e Pensamento Crítico. Promovido pelo Instituto Ensaio Aberto, o programa engloba 03 fóruns temáticos com intervenções artísticas, 02 cines-debate, 01 seminário, 01 curso de Formação em Pensamento Crítico, 01 vídeo e o lançamento de 02 livros sobre temas de direitos humanos.

Instituto Ensaio Aberto nasceu em 2008 com a missão de consolidar a função social da Companhia Ensaio Aberto, além de criar e produzir arte comprometida com a transformação da realidade e consciência cidadã.

Serviço

Fórum – Direito à diversidade sexual e de gênero no Brasil

Participantes do debate:

Henrique Rabello de Carvalho – presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB RJ e conselheiro do Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro;

Jacqueline Gomes de Jesus – doutora em Psicologia Social e professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ);

Amiel Vieira, Sociólogo, mestre em ciências humanas e sociais, Doutorando em bioética pela UFRJ. Membro-fundador e diretor da Associação brasileira de pessoas Intersexo – Abrai.

Erika Hilton, transvestigênere, negra, co-deputada estadual pela Bancada Ativista (PSOL/SP).

Local: Armazém da Utopia (Armazém 6 – VLT Parada Utopia AquaRio)

Data: 09 de outubro às 19h30

Inscriçõeswww.sympla.com.br/CompanhiaEnsaioAberto

Telefone/WhatsApp: (21) 98909-2402

Abertura da casa e do bar 1h antes do início do evento.