Instituto Beleza Natural acredita na força feminina no mercado de trabalho

In Moda
7 de março de 2015
por Genilson Coutinho

Segundo dados divulgados pelo Sebrae, em 2014, retirados de pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM),  as mulheres são maioria entre o novos empreendedores brasileiros nos três anos anteriores. Segundo Zilda Barreto, superintendente de operações do Instituto Beleza Natural, a maior rede de cuidados com cabelos crespos e cacheados do Brasil, a empresa tornou-se uma referência para as novas empresárias. “Em meio à diversidade do mercado, o BN se diferenciou tendo à frente duas mulheres”, declara, referindo-se à Zica Assis e Leila Velez, que são sócias-fundadoras do BN ao lado de Rogério Assis e Jair Conde.

“Todo empreendedor tem um sonho muito grande. Mas é preciso tangibilizar o que pode ser real. Um caminho é entregar metas parciais para alcançar o sonho principal. Nós dobramos de tamanho em um ano e teremos 120 institutos até 2018, só que esse projeto foi fruto de dois anos de muito estudo e planejamento para alcançar esse objetivo. É importante você conhecer bem o seu negócio e saber manter o que é essencial ao longo desse processo, que para nós, por exemplo, é o atendimento, qualidade, a nossa cultura organizacional. É aquilo que não abrimos mão, para que isso não se torne um problema para a marca”, explica Leila Velez, sócia-fundadora e CEO da empresa, Leila Velez.

Fundada há 21 anos, a rede cresceu e hoje é a maior do Brasil especializada em cabelos crespos e ondulados. Com mais de 130 mil clientes por mês e 3 mil colaboradores nas 30 unidades espalhadas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Minas Gerais, o Beleza Natural é destaque entre as empresas mais femininas do Brasil, com 95% de mulheres entre todo o corpo de funcionários. “Durante a contratação, sempre damos preferência às mulheres, principalmente na linha de frente da empresa. Isso parte de um princípio básico da empresa”, revela Zilda.

Em Salvador, o Beleza Natural está presente com três institutos localizados no Largo do Tanque, Pau da Lima e Salvador Norte Shopping e já confirmou a inauguração de outras duas unidades, a primeira em Cajazeiras, no próximo dia 20 de março e em Periperi, no dia 30 de abril, gerando um total de 500 empregos diretos na capital baiana.