INSTÂNTANEO – espetáculo do Núcleo B – Dança Contemporânea em Salvador

Sem categoria
9 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

Após 2 semanas de sátira, Axé e bom humor, o Núcleo B de Dança Contemporânea se prepara para tirar o bloco INSTANTÂNEO da rua.  O projeto – inspirado livremente na obra Tropicália, de Hélio Oiticica – fará suas ultimas apresentações nos dias 9 e 10, no Espaço Unibanco de Cinema.

Através de uma mistura de dança, teatro e videoarte, o Instantâneo remonta o carnaval baiano, com direito a minitrio feito a partir da customização de um carrinho de supermercado e da presença de personagens chave da festa momesca, como o mocinho briguento, a inverossímil Deusa do Ébano, a perigueti fogosa e a patricinha deslumbrada.

O humor é o elemento utilizado pelos dançarinos Aldren Lincoln, Bel Souza, Fernanda Cristal e Roberto Basílio para reconstruir o universo do carnaval. Através do ambiente multicolorido, cheio de simbologias e críticas sutis, o público é conduzido a refletir sobre o quão espontâneo ou industrial é o funcionamento do carnaval atual.

Encenação e cenografia divertem e fazem pensar. Com simples e eficazes recursos audiovisuais, forma-se o ambiente propício para entrevistas-enquetes; os bailarinos colocam o público na dança e deles extraem relatos de outros carnavais.

A trilha sonora é executada ao vivo pela Orquestra Invisível. Através da releitura de clássicos, como Bandeira Branca, e de canções autorais, feitas especialmente para o espetáculo.

Serviço:

INSTÂNTANEO – espetáculo do Núcleo B – Dança Contemporânea

Quando: 9 e 10 de dezembro, 20h (com concentração do público e atores para fanfarra, na praça Castro Alves, às 19h45)

 

Onde: Galeria do Livro & Arte Espaço Unibanco de Cinema [Praça Castro Alves, s/n, Centro. Tel: 3012-2314 | 3354-0605]

Ingressos: R$7