Instagram homenageia mulheres brasileiras em exposição inédita em SP

Comportamento, Social
7 de abril de 2016
por Genilson Coutinho

Pela primeira vez em um país fora dos Estados Unidos, o Instagram traz para o Brasil a iniciativa #estaéaminhahistória. A exposição, que tem como objetivo “celebrar mulheres que estão mudando o mundo com suas vozes”, acontece em São Paulo a partir desta quarta-feira (6).

A ideia da mostra é explorar o modo como as mulheres estão usando imagens e se apropriando da linguagem da internet para contar suas histórias e inspirar umas as outras, para além das barreiras culturais e geográficas. A exposição selecionou 30 histórias para representar o poder de compartilhar conquistas, medos e vontades através da rede.

“Procuramos por histórias que mostram mulheres fortes que encontraram suas vozes no Instagram para quebrar paradigmas, lutar por direitos iguais e mostrar a força das mulheres. Com essas histórias queremos incentivar outras”, destaca Ines Schinazi, editora do @instagrambrasil e líder na área de curadoria e storytelling de projetos especiais para o Brasil. “São 29 milhões de brasileiros no Instagram. Essa é uma comunidade extremamente ativa e engajada e essa iniciativa promove o que representa ser uma mulher no Brasil nos dias de hoje”, acrescenta.

A cantora e compositora Ellen Oléria é embaixadora da iniciativa. Com 15 anos de carreira, prêmios em diversos festivais e cinco discos lançados, a versatilidade de Ellen estende-se também ao seu ativismo político com temas de comportamento e do universo LGBT.

A curadoria das imagens foi feita por Mariela Terreri, consultora independente de projetos que envolvem arte e cultura contemporânea. Mariela participou da implantação do primeiro instituto voltado para a arte contemporânea no interior do estado de São Paulo, o Instituto Figueiredo Ferraz, além de já ter assessorado importantes agentes femininas de mudança da cena contemporânea paulistana.

Além da exposição, o perfil do Instagram Brasil também destacará os vídeos e as imagens, e desafiará a comunidade a contar suas histórias com a hashtag #estaéaminhahistória.

Serviço
De 6 a 11 de abril
Segunda-feira, das 11h às 20h
Terça-feira a sábado, das 11h às 00h
Domingo, das 13h às 17h30
Onde: Cartel 011(http://www.cartel011.com.br/) | R. Artur de Azevedo, nº 517 – Pinheiros