Inscrições para seminário de diversidade cultural encerram nesta segunda-feira (10)

Genilson Coutinho,
10/03/2014 | 10h03

Encerram hoje, segunda-feira, dia 10, as inscrições para a submissão de trabalhos no III Seminário Políticas para Diversidade Cultural. O evento acontece nos dias 26 e 27 de maio, na Aliança Francesa, em Salvador. Os interessados em apresentar artigos analíticos e reflexivos sobre temas da diversidade cultural podem se inscrever gratuitamente pelo site diversidadecultural.org.

O seminário tem como objetivo discutir questões ligadas à diversidade, especialmente aqueles relacionados às políticas públicas e à implementação da Convenção da Unesco para Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O evento é organizado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA), Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail politicasparadiversidade@gmail.com.

Programação

A programação do evento conta ainda com importantes nomes do cenário de políticas culturais, como o renomado estudioso norte-americano George Yúdice (University of Miami), cuja obra “A conveniência da cultura” é referência constante para quem estuda o assunto. Yúdice se dedica atualmente à pesquisa sobre economia e indústrias criativas e vai conduzir a conferência de encerramento do seminário, “Usos da cultura na era global”, no dia 27, às 17h.

Outro destaque é o professor Luis Albornoz, que vai discorrer sobre os desafios metodológicos de pesquisar a diversidade cultural. Albornoz é um importante autor na área da comunicação e do audiovisual e, atualmente, vem se dedicando ao estudo da diversidade cultural no meio audiovisual, identificando boas práticas e indicadores.

A presidente da Agenda 21 para a cultura, Catherine Cullen, que pela primeira vez visita o Brasil, também marca presença no evento. A Agenda 21 da cultura, aprovada em 2004, em Barcelona, pela Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), é o primeiro documento com vocação mundial que estabelece compromissos com cidades e governos locais para o desenvolvimento da cultura. A instituição está preparando uma nova Agenda para a cultura e no seminário será apresentado, pela primeira vez, o rascunho deste novo documento.