Inscrições para oficinas do núcleo do TCA encerram na próxima quarta – feira (30)

Sem categoria
28 de outubro de 2013
por Genilson Coutinho

O grupo NATA – Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas, com direção de Fernanda Júlia, vencedor do Edital TCA.Núcleo “Em Construção” – Edição Especial 2013/Uma Homenagem a Lina Bo Bardi, inicia na próxima semana uma ocupação artística com duração de cinco meses no Complexo TCA. Dentre as diversas atividades previstas, estão a realização de oficinas e atividades formativas.

Este ano o projeto chega a sua 19ª edição, inovando novamente no seu conceito. Dentro da nova proposta, o Edital decidiu contemplar um agrupamento teatral local, que por sua vez teria que propor um intercâmbio com um grupo de outro estado ou país. O projeto desenvolvido pelo NATA, vencedor do TCA.Núcleo 2013, contempla um diálogo e uma parceria com a Cia do Miolo (SP). Ao longo do processo, portanto, os dois grupos se unem para consolidar uma estratégia de ocupações e intervenções artísticas que serão realizadas no Teatro Castro Alves até março de 2014.

Para o mês de novembro, serão 02 oficinas: OJUINAN, com a diretora Fernanda Júlia, voltada para preparação de atores e PRODUÇÃO TEATRAL com a produtora Susan Kalik, ambas com inscrições encerrando em 30/10, pelo blog do projeto: www.tca.ba.gov.br/tcanucleo

OFICINAS ARTÍSTICAS – NATA e COMUNIDADE – MÊS DE NOVEMBRO
Nata – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas e convidados

OFICINA OJUINAN – PREPARAÇÃO DE ATORES
Facilitadora: FERNANDA JÚLIA (diretora)
Sinopse: Auxiliar na preparação do trabalho do ator através da pesquisa cênica “Ativação do movimento ancestral”, trabalhando o corpo e a voz numa busca sinestésica do jogo do ator na cena e no seu encontro com a sua divindade ancestral, buscando prontidão, irradiação e dilatação enérgica, por meio de exercícios não verbais, trabalhando conceitos como sinestesia, sinergia, ancestralidade e ritualidade africana contribuindo na formação dos atores estimulando-os a outras possibilidades de preparação cênica e colocando em cena parte da história do povo afro descendente
Quando: 05 a 08/11 | 9h a 13h
Onde: Sala Cia de Teatro – TCA
Preço: Gratuito | inscrições no site: www.tca.ba.gov.br/tcanucleo

OFICINA PRODUÇÃO TEATRAL
Facilitadora: SUSAN KALIK (produtora)
Sinopse: Auxiliar na compreensão do trabalho do produtor teatral. Entendimento das funções de coordenação de produção, produção executiva, rotinas de produção. Conteúdos: Planejamento (abordagem da produção em relação ao texto/projeto de encenação, elaboração e análise técnica); orçamento; relação com parceiros/apoiadores; contratação e gestão de equipes; execução do plano de ação; divulgação; temporada; desprodução; prestação de contas e relatório de atividades.
Quando: 11 a 14 | 9h a 13h
Onde: Sala Memorial – TCA
Preço: Gratuito | inscrições no site: www.tca.ba.gov.br/tcanucleo