Inscrições Abertas – Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual

Notícias
6 de fevereiro de 2017
por Genilson Coutinho

O Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual tem a finalidade de reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil.

O Prêmio foi idealizado pela GALE* – Aliança Global para Educação LGBT, uma comunidade internacional de aprendizagem para educadores/as que visa promover a inclusão plena de pessoas que são prejudicadas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero, identificando, aprimorando e compartilhando conhecimentos especializados na área da educação.

Disposições gerais

Art. 1º – Idealizado pela Aliança Global para Educação LGBT (GALE), o Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual será regido pelo presente regulamento.

Parágrafo único – O Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual – IBDSEX, com sede na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 366 – cj. 43, Centro, Curitiba-PR, CEP 80010-130, CNPJ 12.832.837/0001-86, será responsável pela realização do Prêmio.

Art. 2º – O Prêmio tem a finalidade de reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil.

Parágrafo único – para os fins deste Prêmio, “diversidade sexual” se refere a orientações sexuais diversas da heterossexual, e/ou identidades/expressões de gênero que não estão em conformidade com as tradicionalmente esperadas. “Diversidade sexual” neste contexto não se refere a filias e nem a práticas consideradas ilegais pela legislação nacional.

 

Art. 3º – O Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual faz parte das ações da organização parceira do IBDSEX, o Grupo Dignidade, enquanto signatário doPacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos.

Art. 4º – Poderão concorrer as iniciativas de promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil, apresentadas por indivíduos (inclusive adolescentes menores de 18 anos), instituições públicas e privadas, realizadas nos últimos quatro (04) anos (2013-2016).

Das Categorias

Art. 5º – Cada candidatura, incluindo o/a coautor/a ou os/as coautores/as, se houver, poderá concorrer com apenas uma iniciativa, a qual deverá tratar de uma das seguintes categorias:

Todas as categorias dizem respeito à diversidade sexual no ambiente educacional, formal ou não formal, no Brasil

1) Pesquisa sobre educação e diversidade sexual

2) Tese / Dissertação / Monografia / Trabalho de Conclusão de Curso / Artigo sobre diversidade sexual no ambiente educacional

3) Produção audiovisual (incluindo TV e Rádio) sobre educação e diversidade sexual

4) Publicação sobre educação e diversidade sexual

5) Projeto pedagógico sobre diversidade sexual

6) Site sobre educação e diversidade sexual

7) Iniciativa de promoção do respeito à diversidade sexual nas escolas de ensino fundamental

8) Iniciativa de promoção do respeito à diversidade sexual nas escolas de ensino médio

9) Iniciativa de promoção do respeito à diversidade sexual nas universidades

10) Iniciativa de inclusão de travestis e transexuais no ambiente educacional

11) Educação em direitos humanos e diversidade sexual

Dos Prêmios

Art. 6º – Será premiada a iniciativa primeira colocada em cada uma das categorias previstas no artigo anterior.

Parágrafo único –  A Comissão Julgadora poderá não conferir prêmio em qualquer uma das categorias previstas no art. 5º quando as iniciativas não possuírem qualidade satisfatória ou estiverem inadequadas ao tema.

Art. 7º – A premiação dos/das vencedores/as será a seguinte:

I – Troféu Educando para o Respeito à Diversidade Sexual;

II – certificado; e

III – divulgação da iniciativa em publicação específica.

Das Inscrições

Art. 8º – As inscrições poderão ser encaminhadas via encomenda expressa, tipo Sedex, ou serviço similar, com data de postagem nos Correios até 24 de fevereiro de 2017, para o seguinte endereço:

Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual – IBDSEX

Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 366 – cj. 43

Centro

Curitiba-PR

80010-130

Para mais informações , baixe o regulamento, apenas com um clique: regulamento .

Faça sua inscrição no link: inscrição