Inscrições abertas para workshops gratuitos na 2ª Mostra SESC de Música

Sem categoria
9 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

Estão abertas as inscrições para os workshops que integram a programação da 2ª edição da Mostra SESC de Música. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 10 de setembro ou até quando houver vagas disponíveis, através do e-mail mostrademusica@sescbahia.com.br, informando nome, RG, CPF, data de nascimento, contatos telefônicos, e-mail e breve descrição de sua profissão/área de atuação.

Os workshops acontecem de 17 a 19/09, com as seguintes temáticas: Música de Cena – Uma introdução à música como elemento da encenação, com Jarbas Bittencourt; Ritmos de Kora e Artes de um Griô do Senegal, com Maher Cissoko e Distribuição musical em plataformas digitais, com Messias Bandeira. Cada turma terá 40 vagas disponíveis, sendo que os dois primeiros workshops terão duas turmas, pela manhã e pela tarde, enquanto o último terá uma única turma pela manhã. 

SERVIÇO:
Workshops da 2ª Mostra SESC de Música
Data: 17, 18 e 19/09
Onde: Teatro SESC Casa do Comércio
Valor: Gratuito
Informações: 71 3273 8732 / 8765 / mostrademusica@sescbahia.com.br

Música de Cena – Uma introdução à música como elemento da encenação.

Facilitador: Jarbas Bittencourt
Quando: 17 de setembro (terça-feira)
Horário: Das 09h às 12h (turma manhã) e das 14 às 17h (turma tarde)
Público-alvo: Atores, diretores, dançarinos e músicos.

Descrição:

O workshop pretende abordar de forma prática e teórica alguns fundamentos da música no ambiente da encenação teatral. Música e semiótica; direção musical; composição musical para teatro.

Obs.: conveniente ir com uma roupa leve que permita movimentar-se.

Sobre o facilitador:

Cantor, compositor, arranjador e produtor musical. É ex-integrante da Confraria da Bazófia e Diretor Musical do Bando de Teatro Olodum, além de coordenador da programação musical do Teatro Vila Velha nos últimos anos. Como diretor musical, assina também boa parte das trilhas sonoras produzidas para espetáculos de teatro, dança e shows musicais na Bahia. Atua como músico profissional há anos na área da MPB e da Trilha Sonora para Teatro e Dança. Fez, nos 13 últimos anos, trilha sonora e/ou direção musical de espetáculos como Dom Quixote, Sonho de Uma Noite de Verão, Fausto#Zero, Cabaré da Rrrrraça, Ópera dos Três Reais, Já Fui!, Fatzer e colaborou na composição e direção musical do espetáculo Supernova, ao lado do compositor português Carlos Alberto Augusto. Além destas atividades ou a par delas, dirige e atua como compositor e arranjador na Banda do Sonho, na execução de trilhas e pesquisa musical para os espetáculos dos grupos residentes e projetos do Teatro Vila Velha e de outros grupos de Salvador e do Rio de Janeiro. Recebeu o Prêmio Braskem de Teatro pelo conjunto da obra em 2004 e em 2010 recebeu o mesmo prêmio pelo espetáculo “Shirê Obá, A Festa do Rei”.

Ritmos de Kora e Artes de um Griô do Senegal

Facilitador: Maher Cissoko
Quando: 18 de setembro (quarta-feira)
Horário: Das 09h às 12h (turma manhã) e das 14 às 17h (turma tarde)
Público-alvo:  músicos, percussionistas e outros interessados na cultura tradicional mandingue

Descrição:

Em sua primeira visita ao Brasil, Maher propõe uma troca de conhecimentos, voltada para os músicos voltada para os músicos baianos, percussionistas e outros interessados na cultura tradicional mandingue (Malinka) e seus paralelos nos ritmos afro-baianos. Será um belo reconhecimento dos elos que unem as culturas da diáspora com as culturas africanas, neste caso da Casamance no Senegal.

Obs. Caso deseje, é permitido trazer um instrumento de percussão.

Natural de Casamance, região no sul do Senegal e oriundo de uma família tradicional de griôs tocadores de Kora, a harpa africana com caixa de ressonância feita de uma cabaça, Maher toca também Djembê, o tambor falante ou tama, além de outros instrumentos. É a primeira vez que vem ao Brasil apresentar seu trabalho já consolidado na Europa.

Distribuição musical em plataformas digitais

Facilitador: Messias Bandeira
Quando: 19 de setembro (quinta-feira)
Horário: Das 09h às 17h (turma única)
Público-alvo: Músicos, produtores musicais e interessados no tema

Descrição:

O objetivo do workshop é analisar as principais transformações operadas na cadeia de produção musical nos últimos anos, apontando inúmeras perspectivas de organização de artistas e produtores a partir da relação entre música e tecnologias digitais. O workshop será estruturado em quatro eixos: sistemas de compartilhamento de arquivo pela Internet, disponibilização de conteúdos musicais em plataformas digitais, novos modelos econômicos e aspectos relacionados a direitos autorais.