Inscrições abertas para o curso gratuito Dança Afro: Corpo, Ritmo e Ritual em Estudo

No Circuito
24 de julho de 2015
por Genilson Coutinho

Stephanie Bangoura_em aula 2

O curso é formado e orientado por professores e pesquisadores consolidados na área, como a própria Stephanie Bangoura (Alemanha), Verônica de Moraes (MG), José Ricardo (BA) e Tânia Bispo (BA). Além disso, conta com a participação especial de dois mestres africanos – Mohamed Sylla (Guine Conakry) e Dramane Daho (Burkina Faso). A abertura do curso, no dia 10/08, às 10h, na Casa do Benin, será marcada por um ritual com a participação de convidados, alunos, dos professores e da bailarina e coreógrafa alemã, Stephanie Bangoura.

O projeto Dança Afro: Corpo, Ritmo e Ritual em Estudo é direcionado a amadores e interessados no campo das tradições africanas, dança e terapia. A abordagem – teórica e prática – gira em torno de discussões sobre como traduzir as danças africanas, as quais vêm de um contexto ritualístico para a sala de aula, satisfazendo as necessidades e desafios atuais.

Este processo pode ser entendido como uma contribuição na descolonização das danças africanas que hoje, em sua maioria, são praticadas em shows folclóricos ou em academias de fitness. As inscrições podem ser feitas através da página www.dancaafro.com, (até o dia 10/08 ou até o preenchimento total das 35 vagas oferecidas). Mais informações no site ou por e-mail: contato@dancaafro.com

O primeiro momento envolve a realização de palestras. O segundo é um laboratório no qual os participantes elaboram e adaptam as informações das palestras em sua prática de ensino, que também inclui a redação de textos reflexivos, e, o terceiro será a prática de ensino. Na terceira semana do seminário, cada participante dará uma aula para os seus colegas; receberá um feedback do grupo e o certificado do curso.

Bangoura não faz a separação entre danças africanas, Hip Hop, Capoeira ou danças afro-brasileiras, visto que ela trabalha com seus fundamentos comuns: repetição, improvisação, diálogo, ritual e música ao vivo. Sempre fortalecendo o indivíduo no grupo, com o objetivo de apoiar o participante para desenvolver sua própria metodologia híbrida a partir da lógica dessas danças.

O processo de aprendizagem será registrado em DVD. Todas as atividades poderão ser acompanhadas pelo site. Esta é a segunda edição do projeto – que aconteceu anteriormente em 2013. A continuidade do curso está prevista para operíodo de 07 a 23 dezembro de 2015, em Salvador.

O projeto Dança Afro: Corpo, Ritmo e Ritual em Estudo é patrocinado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura, da Secretaria de Cultura, da Secretaria da Fazenda e do Governo do Estado da Bahia.

 

Inscrições abertas para o curso Dança Afro: Corpo, Ritmo e Ritual em Estudo

Até o dia 10/08/2015 ou preenchimento total das 35 vagas.

Performance de Abertura – 10/08/2015, 10h.

10/08/2015 a 18/08/2015: Módulo I – Corpo

19/08/2015 a 28/08/2015: Módulo II – Ritmo

Horário: 09h às 14h

Valor: gratuito

Local: Casa do Benin

End.: Rua Padre Agostinho Gomes, nº 17, Pelourinho – Salvador – Bahia

Tel.: (71) 3241.5679

Contato.: contato@dancaafro.com

Site: www.dancaafro.com