Iniciativa registra a história das canções de artistas lésbicas

Notícias
17 de janeiro de 2018
por Genilson Coutinho

Contar uma história de amor que tem um final feliz. É assim que a compositora Karla da Silva explica a canção “Duas Meninas”, no primeiro vídeo da série “O Que Contam as Compositoras”. A série faz parte de uma iniciativa do Grupo de Comunicação EspaçoNave Criativa, formada por Alexandra Martins e Fran Ribeiro (duas mulheres negras e lésbicas) que percebem a necessidade de produzir registros audiovisuais de produções artísticas em que a lesbianidade está presente enquanto temática principal das canções.

No vídeo, Karla da Silva explica que a letra foi composta com sua namorada e faz parte de uma história de amor deste casal que são de duas mulheres negras e de candomblé. A partir disso, a letra e o videoclipe são uma metáfora sobre o amor entre duas Yabás e um encontro das águas na medida em que Karla é de Oxum e sua namorada é de Yemanja. É importante ressaltar que a artista relata que sofreu uma série de lesbofobias ao assumir o amor entre duas mulheres na canção e ao retratar, no videoclipe, ao mostrar casais lésbicos se beijando.

São muitas as compositoras brasileiras que cantam, tocam e arranjam suas próprias canções, porém não possuem reconhecimento e espaço no meio musical. A falta da publicidade e representatividade de autoras na música acaba por desestimular outras mulheres a se enveredar por esse ofício, mantendo o status quo vigente neste meio, o que por sua vez reforça e embasa mitos de incapacidades femininas como instrumentistas, regentes, arranjadores e compositoras.

Aperta o play e confere a entrevista :

O que contam as compositoras (com Karla da Silva) from espaconavecriativa on Vimeo.