Informe sobre reunião preliminar de produção da Parada Gay de Salvador

Sem categoria
12 de julho de 2011
por Genilson Coutinho

Na última sexta feira 8,  aconteceu a primeira reunião para os preparativos da Parada Gay de Salvador, que desta vez será construída em associação com demais segmentos da militância LGBT baiana. Segue um informe sobre esta primeira reunião. Por favor, leiam com atenção e ajudem no que for possível!

1- ENTIDADES PARTICIPANTES: CAVALEIROS DE SHANGRILÁ, ATRAS, ADÉ, KIU!, QUIMBANDA DUDU, GRUPO GAY DE CANAVIEIRAS, GGB. ESTIVE NA REUNIÃO REPRESENTANDO O FÓRUM E O COMITÊ ESTADUAL LGBT.

A- ESCOLHA DO TEMA 2011, PADRINHO E MADRINHA.

Após ampla discussão chegamos à seguinte conclusão:

– Foram levantados algumas propostas de Slogan da Parada, todos criativos: FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO, HOMOFOBIA, TRAVESTILIDADE, KIT ESCOLA SEM HOMOFOBIA são alguns dos temas levantados. O GGB disponibilizou as propostas formuladas na reunião e abrir para a consulta pública.

TAREFA: Na segunda feira (11), foi aberto o processo de consulta pública do tema, processo que acontecerá durante uma semana e depois se encerra e apura a mais votada. PEDIMOS QUE AS PROPOSTAS DE SLOGAN SEJAM COLOCADAS EM TODOS OS SITES PARCEIROS DESTE FÓRUM (DOIS TERÇOS, BLOG DO FÓRUM, LISTA DA CONFERENCIA, SITE DIADORIM, ETC). TAMBÉM PRECISAMOS SOLICITAR A SEMUR UMA URNA E ESPAÇO PARA FAZER ESSA VOTAÇÃO PRESENCIAL NO OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO, NA LAPA.

PADRINHO/ MADRINHA TAMBÉM SERÃO DECIDIDOS EM CONSULTA PÚBLICA. NOMES COMO IVETE SANGALO, MINISTRA MARIA DO ROSÁRIO, RITA BATISTA, JEAN WYLLYS, DENTRE OUTRAS FORAM ELENCADOS.

SUGERI QUE AS PARLAMENTARES DA CAMARA DE SALVADOR QUE SÃO SOLIDÁRIAS À CAUSA LGBT FOSSEM HOMENAGEADAS COMO FADINHAS DA PARADA DE 2011.

B- ATIVIDADES PRÉ-PARADA

Foram ressaltadas as atividades que o movimento LGBT de Salvador tradicionalmente faz na semana da Parada: Universidade Fora do Armário, Atividades das Mulheres Lésbicas e a sugestão do dia de luto que planejamos fazer no sábado que antecede a Parada (todos gostaram dessa ideia) dentre outras, ao Fórum e ao Comitê ficaram as tarefas a seguir.

TAREFA:

1-Mobilizar os GRÊMIOS ESTUDANTIS de Escolas de Salvador para atividades sobre respeito às diferenças e combate a homofobia. Estas atividades seriam chamadas por eles e/ou pela direção da Escola. A Juventude do Fórum e outros interessados poderiam se encarregar desse contato e viabilizar a divulgação política da Parada em algumas escolas de Salvador, construir a programação etc.

2- Mobilizar os sindicatos e outros movimentos sociais para que compareçam na Parada de 2011 com muitas faixas e bandeiras, com reinvidicações do movimento Negro, portadores de deficiência, mobilidade urbana, segurança pública, direitos das mulheres, dentre outros.

 

3- Planejamos fazer uma exposição de um varal das peças publicitárias das Paradas Gay de Salvador na Câmara de Vereadores e outra exposição visual de arte homoerótica no foyer da Assembleia Legislativa da Bahia durante o mês da Parada. Acontecerão também outras atividades culturais durante essa semana.

4- Indicou-se o Comitê para organizar a Feira da Diversidade, pedindo apoio de estrutura de barracas e outras providências. A feira seria no Passeio Público. Também sugeriu-se ao Comitê Estadual solicitar às secretarias de governo apoio para faixas, cartazes, banners, folders, balões de comunicação, e alimentação dos trabalhadores da Parada Gay de Salvador.

C- CAPTAÇÃO DE RECURSOS

A partir da semana que vem, o GGB vai disponibilizar os recursos financeiros que já foram solicitados por edital para a Parada de 2011 bem como a estratégia geral de captação de recursos públicos e privados. Sinalizou-se que as reuniões à serem feitas com entidades financiadoras e com o Poder Público serão realizadas pelo GGB e com a presença de membros das entidades de Salvador e do Comitê LGBT. Isto foi definido por se entender que estas presenças aumentam a pressão política na captação de recursos e adesão de outros parceiros na construção da Parada de Salvador. A participação política do Fórum LGBT Baiano quanto ao contato com os mandatos e movimentos sociais é fundamental.

D- Parada do Orgulho Gay ou Parada do Orgulho LGBT?

Esse tema polêmico foi abordado na Reunião. As entidades presentes referenciavam a amplitude e a identidade que a sigla LGBT tinha e percebiam a importância de mudar o nome da Parada de Salvador, ainda que houvesse posição divergente. Houve consenso que, neste ano, a Parada continuaria ser Gay mas que em 2012 ela mudaria de nome, após consulta pública.

E- Trios

Há uma previsão de 10 trios para a Parada de 2011. Foi informado que o tradicional Trio das Trans será agora o Trio da Militância, o segundo carro do cortejo. Mais informações sobre a divisão dos trios e a importância política e financeira destes serão debatidas no decorrer das reuniões.

A PRÓXIMA REUNIÃO MARCADA PARA O DIA 18 DE JULHO DE 2011, ÀS 15H, NA SEDE DO GGB!