Carnaval

Destaques

Inédito no Carnaval de Salvador, Camarote Casa de Gana promove imersão da cultura africana

Genilson Coutinho,
03/02/2024 | 11h02
Cortejo Durbar – Casa de Gana – Foto: Nathane Santana

O Carnaval de Salvador recebe pela primeira vez o Camarote Casa de Gana para promover o intercâmbio cultural com o país africano. O projeto será lançado na quinta-feira (08), das 10h às 13h, na Casa Vale do Dendê, no Pelourinho. O camarote estará aberto entre os dias 9 e 13 de fevereiro, das 14h às 00h. O evento é voltado para convidados, mas terá uma cota de ingressos por dia reservada ao público geral.  Os ingressos estarão disponíveis no Sympla.    

O projeto é inédito em Salvador e no Brasil e vai receber até 150 convidados por dia. Entres os visitantes estarão autoridades, ativistas da pauta racial, professores, influenciadores e referências negras do estado. Os convidados vão poder aproveitar um espaço de vivências, conexões estratégicas e de impacto social. 

A Embaixadora de Gana, Abena P. Busia, destaca que o carnaval em Salvador possui elementos similares com alguns dos festivais e cerimônias realizadas em Gana. “A música percussiva, as fantasias nas vestimentas, os desfiles em grupos afrocentrados. Tudo isso nos é familiar. A Bahia tem muito da África, especialmente características de Gana, por isso é emocionante fazer esse intercâmbio”. 

O projeto também promove o encontro de artistas ganenses em trios de blocos afro, como o Olodum e Muzenza. A iniciativa é promovida e realizada pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes de Cultura de Gana em parceria com o Vale do Dendê e a BRAGH, dentro do projeto Experience Ghana Live, conta com produção executiva assinada pelo Instituto Afetto e BlueJay Produções e apoio da Prefeitura de Salvador e de instituições como a Universidade Salvador (UNIFACS). 

Uma das produtoras do camarote e professora do curso de Medicina da UNIFACS, Suzana Coelho acredita que o espaço dialoga com o tema da cidade, ‘Salvador Capital Afro’.  “Então, eu acho que isso é uma grande referência para nós e é mais uma forma de estreitar relações estratégicas, de parcerias, de relações entre os dois países”, destaca Suzana.  

A professora diz que a universidade foi convidada para participar da realização do evento devido o papel social que incorpora enquanto instituição de ensino superior e a preocupação da marca em promover ações e conexões relacionadas às raízes do povo baiano. “É uma grande oportunidade para fortalecer o nosso compromisso social enquanto instituição acadêmica que fomenta o conhecimento para além dos muros da sala de aula, e incentiva vivências e experiências não só nacionais, mas internacionais” pontua a docente. 

Para Suzana Coelho, Salvador tem sido um grande polo de ações e de eventos para a população negra, mas é preciso pensar em eventos produzidos e concebidos por pessoas negras e da cidade. “Eu estou me sentindo muito confortável de fazer essa ação e perceber a preocupação de Gana nesse sentido de buscar uma produção local. É a valorização, também, do nosso trabalho, do nosso povo, da nossa história, da nossa trajetória profissional, do que a gente conhece e da nossa vida”, destaca a professora de Serviço Social. 

Testes genéticos 

Durante os dias do evento, serão oferecidos alguns serviços como testes genéticos de ancestralidade com a BraAfrika e Genera. Exposição e comercialização de Produtos de Gana e Espaço para empresas exporem seus produtos. Os convidados ainda vão poder apreciar a culinária ganense autêntica e participar da oficina de Tecelagem Kenneth ao-vivo.  

Serviço 

Camarote Casa de Gana 

Onde: Casa Vale do Dendê – Pelourinho; 

Quando: 09 a 13 de fevereiro, das 14h às 00h; 

Coquetel de lançamento: 08/02/2024, 10h às 13h;  

Espaço apenas para convidados – Capacidade para 150 pessoas por dia; 

Convite pessoal e intransferível 

Ingressos: no Sympla.