Imbassai pronta para receber os turistas verão

Serviços
5 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

Mar, rio, dunas, cachoeira, coqueirais e trilhas! Estes são alguns atrativos de Imbassai, a primeira praia da Linha Verde, que oferece um cenário tranquilo, rústico e uma natureza deslumbrante.  Um destino paradisíaco com seis quilômetros de praia, abraçada por coqueirais, com muitos trechos desabitados. Distante 75 quilômetros de Salvador e vizinha a Praia do Forte, a pequena aldeia indígena nos últimos anos vem se tornando um dos destinos turísticos mais visitados do Estado da Bahia. Além de seus atrativos naturais, Imbassai já conta com uma total infraestrutura de pousadas, hotéis, bares, restaurantes, lojas de artesanato, delegacia e posto médico.

O balneário cada vez mais vem ganhando destaque no roteiro de turistas nacionais e estrangeiros, amantes da natureza, famílias inteiras em busca de tranquilidade e a comunidade LGBT. Imbassai oferece hotéis e pousadas das mais rústicas as mais sofisticadas, restaurantes de gastronomia baiana, nordestina e internacional, bares, barracas na praia e no rio, além de padarias que oferecem café da manhã. No centrinho, também cercado de muito verde, não faltam lojinhas de moda e artesanato local com muitas peças em palha.

Divididos por dunas de areias brancas, o azul do mar se contrapõe com o Rio Barroso, perfeito para banho de água doce.  Se o mar é perfeito para a prática de surf, kitesurf e outros esportes náuticos, o rio é perfeito para praticar caiaque e stand up paddle, que também podem ser alugados no local. A ciclovia também é outra grande atração do balnerário, com percurso que passa por suas ruas e margeia o rio. Além de bicicletas, que podem ser alugadas em lojinhas, este circuito também é utilizado para prática de skate.

Alguns passeios são imperdíveis, como caminhar pela praia e no calçadão, que forma uma trilha por toda a cidade, e pegar uma jangada para ir do Centrinho até a praia com um cenário deslumbrante que se descortina pelo Rio Barroso. Vale conhecer a Cachoeira de Dona Zilda, que fica na entrada da cidade. Quem prefere trilhas mais radicais pode arriscar uma caminhada pela praia até de Santo Antônio, com trecho totalmente virgens cercado de coqueiros.

Música ao vivo, festas com Djs e samba de roda são algumas de suas atrações noturnas em bares, restaurantes e cafés. O balneário oferece uma gastronomia variada, que vai da baiana e nordestina à internacional, destacando a italiana. Durante todo ano, muitas festas são realizadas em suas ruas e na praça principal, como São João, Réveillon, o SACI – Semana de Arte e Cultura de Imbassai –  e o Festival Attitude, uma grande festa LGBT, programada para novembro de 2018.