Ilê Aiyê anuncia finalistas do concurso Beleza Negra 2017

Arte e Exposições, No Circuito
15 de janeiro de 2017
por Genilson Coutinho

As 15 finalistas da 38ª Noite da Beleza Negra que acontece no dia 4 de fevereiro (Foto: Andre Frutuoso)

O bloco afro Ilê Aiyê divulgou as 15 finalistas do concurso Beleza Negra 2017. A vencedora será escolhida na 38ª Noite da Beleza Negra, que irá acontecer no dia 4 de fevereiro, na Senzala do Barro Preto, com presença da cantora Daniela Mercury. Para a disputa ao título de Deusa do Ébano, acontecerão nos próximos dias 18 e 20, uma oficina de comunicação e um encontro das candidatas com a diretoria da entidade.

A primeira oficina, no dia 18, (quarta-feira), às 18h, será ministrada pela coordenadora de TV da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom), Silvana Oliveira, que irá abordar temas como oralidade e desafios da boa comunicação. Neste mesmo dia, haverá um encontro das candidatas com Rainhas dos anos anteriores com mediação da jornalista e apresentadora baiana, Rita Batista.

No segundo encontro, que acontecerá no dia 20 (sexta-feira), às 18h, um bate papo será realizado entre as candidatas e as diretoras do Ilê Aiyê, Arany Santana e Dete Lima. Elas falarão sobre o histórico do concurso e sua representatividade nas conquistas sociais e estéticas do negro na Bahia e fora dela. Também será exibido o documentário “Outra Face”, que conta a história da Noite da Beleza e fala sobre o impacto na vida das participantes.

O espetáculo da 38ª Noite da Beleza Negra será inspirado pelo tema do Carnaval 2017 do Ilê Aiyê: “Os povos Ewe/Fon – A influência dos povos Jejes para os afrodescendentes”. A Deusa do Ébano, considerada Rainha do Ilê Aiyê, desfila com destaque durante todo o Carnaval, representa a entidade em eventos sociais e integra sua comitiva em viagens e turnês, dentro e fora do Brasil. Atualmente, o cargo está sendo ocupado por Larissa Oliveira.

Finalistas de 2017 – 38ª Noite da Beleza Negra:

1 – Ana Paula da Silva Santos

2 – Camila Cruz Silva

3 – Cibele da Silva Santos

4 – Daiane de Souza Conceição

5 – Daniele Nobre Nascimento

6 – Edmeire Cerqueira do Rosário

7 – Elaine Cristina Silva Lima de Jesus

8 – Gisele Santos Soares

9 – Honara Santos da Paixão

10 – Juciara do Espírito Santo Silva

11 – Jucineide Ferreira dos Santos

12 – Juliana da Silva Conceição

13 – Suana Emile Góis de Jesus

14 – Viviane Lopes de Santana

15 – Thuane Vitória Pereira Santana