III Seminário Rumo à Zero Discriminação nos Serviços de Saúde acontece em Salvador

AIDS em pauta, Comportamento, Social
14 de setembro de 2017
por Genilson Coutinho

ZERO DISCRIMINAÇÃO – atitude para uma sociedade livre de preconceitos, é uma iniciativa das Nações Unidas, que celebra o direito de todos a uma vida plena e produtiva com dignidade, independente da sua origem, sua orientação sexual, sua identidade de gênero ou sua etnia e raça, possibilitando o acesso à cidadania plena e, especialmente, a serviços de prevenção e cuidados para HIV/Aids.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) conjuntamente com o Programa de DST, HIV/Aids e hepatites virais de Salvador e UNIFACS e o apoio do GAPA Bahia e Site Dois Terços, realizarão no dia 19 de setembro  o III Seminário Rumo à Zero Discriminação nos Serviços de Saúde.

O objetivo do seminário é promover espaço de discussão sobre o impacto da discriminação no acesso à saúde, com foco em populações mais vulneráveis, bem como o papel dos serviços de saúde para promoção e defesa dos direitos humanos e alcance das Metas Globais de tratamento para HIV 90-90-90 e de Zero Discriminação.

Programação

14.00 Abertura: UNAIDS, UNIFACS e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

14.30  Mesa Redonda: Acesso à serviços de saúde, desafios e avanços para chegar à Zero Discriminação nos serviços de Salvador.

Moderador/a: UNIFACS

Palestrantes:

– Helena Cristina Alves Vieira Lima, Chefia do Setor de IST/Aids/Hepatites Virais da SMS.
Tema:  Avanços e desafios para a aceleração da resposta ao HIV em Salvador até 2020-

– Paulette Furação, IBCM/ Projeto Viva Melhor Sabendo – Tema:  Acesso das populações LGBT, especialmente da trans (masculinos e femininas) à serviços de saúde.

– Rosana Sousa, Diretoria de Atenção Especializada da SMS – Tema:  Experiências: Estratégias para a implementação dos serviços municipais em IST/HIV/Aids.

– Vida Bruno, Coordenador de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT de Salvador. Tema: Demandas das populações LGBT no Centro de Referencia Municipal.

17.00 Debate aberto aos participantes

Serviço:

Data: 19 de setembro, de 14.00 a 18.00h

Local: Auditório UNIFACS – Campus Prof. Barros, Torre Norte – Av. Luís Viana Filho 3100 (Paralela) Salvador.

Público Alvo: profissionais dos serviços de saúde de Salvador (com foco em HIV/Aids), ativistas, alunos e professores de ensino superior das áreas da saúde.

Inscrições: cmdstaids@gmail.com  (Enviar: nome completo, cargo/função, instituição, telefone e e-mail, para envio do certificado )

Vagas: limitadas