II Salão de Turismo de olhos bem abertos no segmento LGBT

Genilson Coutinho,
11/04/2013 | 17h04


Eles e elas são milhões, estão em todos os lugares e de acordo com o antropólogo Luiz Mott são cerca de 10% da população, formam opinião positiva, apreciam artes, tem bons salários, muitos não tem despesas com filhos, gastam dinheiro com produtos culturais e adoram viajar, conhecer lugares e culturas diferentes. Essas impressões confirmam uma pesquisa publicada em 2012 pela Câmara de Comércio GLS do Brasil. A entidade apontou que os LGBT movimentam cerca de 150 bilhões por ano, nicho de mercado que só faz crescer considerando que, com a diminuição da homofobia o número de homossexuais assumidos e consumindo cada dia é maior.
O segmento é um dos focos, ou produtos, da Bahiatursa no II Salão de Turismo da Bahia que teve início ás 18h dessa quarta-feira (10) e continua até o próximo domingo, (14) das 14h ás 20h nas dependências do Centro de Convenções da Bahia. A iniciativa do estande é fruto da parceria de negócio entre o Grupo Gay da Bahia (GGB) e o órgão de turismo estadual, objetivando oferecer como produto turístico de segmento a Semana da Diversidade e a 12ª Parada Gay de 1 a 8 de setembro na capital baiana. É a primeira vez que o turismo voltado para gays, lésbicas, travestis e pessoas transexuais é tema de evento do gênero na Bahia e vendido como valor cultural, reconhecido pelo Estado.
O GGB acredita que está diante de uma grande conquista e comemora no sentido de que uma ação que parece ser simples como esta, fortalece a imagem da comunidade na perspectiva do poder de consumo e posiciona a Bahia como território de liberdade, mesmo que pese o fato de existir pequenos focos de homofobia. “É uma boa oportunidade para apresentar esse produto aos olhos atentos das grandes operadoras e fazer negócios”, garante Marcelo Cerqueira, presidente do GGB. “Tudo foi pensado para que as operadoras e agências comprem e vendam a Semana da Diversidade aos seus clientes do Brasil e exterior” esclarece Cerqueira, indicando ainda que no período o visitante ainda vai poder contar com um roteiro exclusivo a ser distribuído grátis nos portais de acesso a Salvador.
Na Bahia o número de estabelecimentos oferecendo produtos e serviços ao segmento crescem a cada dia. Com base nessa observação a Bahiatursa instituiu o selo gay-friendly conferido a empresas livres de preconceitos e homofobia. No estande o visitante poderá conferir por meio de folhetos, vídeos, fotos e cartazes das últimas edições da Parada. Para a parada Gay de 2013, o GGB espera a confirmação do convite público feito à cantora Daniela Mercury para ser rainha da 12ª Parada Gay da Bahia em 8 de setembro.