Cinema

Comportamento

Social

II edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual acontece até sábado (15), em Recife

Genilson Coutinho,
12/11/2014 | 10h11

festivalr

Até o próximo sábado (15) acontece  em Recife o  2º Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual. O evento, dedicado à temática LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) em Pernambuco, será realizado de 11 a 15 de novembro no Cinema São Luiz, conta com 39 filmes de 10 países. Os mestres de cerimônia serão o artista Aslan Cabral e a promoter Maria do Céu. A curadoria das mostras competitivas é do diretor e roteirista Hilton Lacerda e da professora e diretora Alice Gouveia.

A cerimônia de abertura contará com um concerto da Orquestra de Sinos – Grupo Txaimus, do Departamento de Música da UFPE, regida por Flávio Medeiros. Logo após, será exibido o longa São Paulo em Hi Fi, de Lufe Steffen, que resgata a era de ouro da noite gay paulistana, nas décadas de 1960, 70 e 80, a bordo das lembranças de testemunhas do período e trazendo à tona as casas noturnas que marcaram época, as estrelas, as transformistas, os heróis, e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da Aids.

 Competição

Concorrem ao Troféu Rutílio de Oliveira (batizado com o nome do idealizador do Recifest) 25 curtas nacionais e pernambucanos, que serão eleitos por Júri Oficial formado pelos jornalistas e críticos de cinema Alexandre Figueirôa, Carol Almeida e Christian Petermann. Também serão entregues o Troféu Frida, concedido por alunos do curso de direito, ao prêmio ABD/Apeci, Fepec e ao 2º Prêmio Estadual “7ª Arte e Direitos Humanos”, concedido pela Secretaria executiva de Direitos Humanos / Centro Estadual de Combate à Homofobia.

 Mostras especiais

Dando continuidade à parceria iniciada em 2013, o Festival Diversidade em Animação – DIV.A traz um programa especial de nove curtas em diversas técnicas, stop-motion ao 3D, de seis países. O festival acontece há seis anos no Rio de Janeiro. No mesmo dia será exibida uma mostra de quatro curtas estrangeiros, em parceria com o Rio Gay Festival. A seleção é do curador dos festivais, Alexander Mello.

Dentro do tema “Família”, adotado pela segunda edição do festival, o movimento Mães Pela Igualdade será homenageado, e ainda terá uma exposição de fotos no mezanino do Cinema São Luiz. Na quinta-feira (13), às 9h30, haverá um debate com as professoras de direito Carolina Ferraz e Maria Rita Holanda, os diretores argentinos Rodolfo Moro e Marcos Duszczak, um representante do Ministério Público de Pernambuco e Dona Eleonora Pereira (Mães Pela Igualdade). Será na Rua Afonso Pena, 249 – Boa Vista.

Encerrando o festival, será exibido o longa documentário Famílias por igual (Argentina, 2013), com a presença dos diretores, Rodolfo Moro e Marcos Duszczak. Nele, famílias compostas por dois homens ou duas mulheres, além de jornalistas, psiquiatras e advogados, são entrevistados sobre os direitos das famílias homoparentais.

Formação

O Recifest 2014 oferece duas oficinas gratuitas, que começaram nesta segunda (10). O Drag Queen Curso é ministrado pelo ator Zecarlos Gomes e no Café Castro Alves (Santo Amaro); já na oficina de Figurino, com Beto Normal, realizada no Memorial de Medicina de Pernambuco (Derby), os participantes criam figurinos para um roteiro sugerido pelo professor. O trabalho começa com leitura e decupagem de um roteiro, passando pela gênese dos personagens, orçamento, até chegar à criação e cartela de cores. As oficinas serão realizadas das 9h às 13h.

Serviço:

2º Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual

Quando: de 11 a 15 de novembro de 2014

Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora 175 – Boa Vista)

Confira a programação completa.

Entrada franca