Iguatemi recebe exposição de postais “Belle Époque, um Estado de Espírito”

Sem categoria
12 de setembro de 2011
por Genilson Coutinho

Entre os dias 13 e 27 de setembro, o Shopping Iguatemi abrigará a exposição “Belle Époque, Um Estado de Espírito”. A mostra, que abre a programação da Dimus (Diretoria de Museus do IPAC) para a 5ª Primavera dos Museus, traz trinta reproduções de cartões-postais franceses e ingleses do período entre 1890 a 1910. Os postais, que integram o acervo do Museu Tempostal, estarão em exibição na Alameda Luís Gama, no 3º piso do shopping.

A mostra retrata um período de efervescência cultural, avanços tecnológicos e euforia capitalista vivenciado na Europa entre o final do século XIX e início do século XX: a chamada Belle Époque. Trata-se de um momento marcado por um novo estado de espírito, em que a prosperidade toma conta da sociedade e essa passa a desfrutar dos prazeres materiais até então desconhecidos e desejar uma revolução no plano sociocultural e artístico.

Assim, as imagens dos cartões-postais reproduzidas na exposição testemunham também a influência do Art Nouveau, movimento que rejeita o academicismo e as composições equilibradas e explora o efeito de curvas sinuosas, com liberdade para modificar os elementos da natureza usados nas composições das obras. O Art Nouveau também influenciou o mobiliário, a arquitetura, as artes gráficas e a indumentária do período. Em destaque, as imagens reproduzidas traduzem a moda na figura da mulher requintada, com vestes em tecidos bordados, pedrarias e adereços que, aliados a contornos e gestos delicados, evocam a suavidade feminina.

SERVIÇO

O que: Exposição de cartões postais da Belle Époque

Quando: de 12 a 27 de setembro

Onde: Shopping Iguatemi – Alameda Luís Gama, 3º piso

*Acesso gratuito e aberto ao público