Serviços

Igreja de Nossa Senhora da Graça é reaberta oficialmente ao público com exposição

Genilson Coutinho,
21/10/2019 | 18h10

A exposição “Minha Nossa Senhora – Súplica e Louvação” marcará a reabertura da Igreja de Nossa Senhora da Graça, que estava há quatro anos em restauro. A cerimônia de abertura ocorrerá nesta quarta-feira (23), a partir das 19h. A mostra estará disponível para visitação de quinta-feira (24) até o dia 30 de novembro, das 9h às 17h.

Composta por mais de 40 tipos de telas de 31 representações, as obras apresentam diferentes nuances de Maria, ícone da fé cristã, e são assinadas pelo artista Luiz Humberto Carvalho. “A exposição vai além do campo da estética. Ela representa tradição, memória, arte e também ressalta a necessidade de manter um patrimônio como esse vivo”, destacou.

A mostra se alinha à estratégia de promoção de voluntariado e desenvolvimento sustentável para contemplar as ações, sendo responsável por manter um aparato para atender à população de rua, além de abrigar a Faculdade Livre da Maturidade. As obras poderão ser adquiridas e os recursos serão destinados ao incentivo de mais programas socioeducativos e atividades culturais da Igreja da Graça, além da implementação de adaptações estruturais e de projetos para melhor atender à comunidade e ao público frequentador do local.

Idealizada pela LHC Arquitetura e Design, a exposição tem realização do Mosteiro de São Bento da Bahia, através do Complexo Cultural da Igreja da Graça, patrocínio do Shopping Barra e apoio da Uranus, Rede Bahia, Texto & Cia., Agência Cocada e Deli & Cia.

Igreja de Nossa Senhora

Situada no bairro da Graça, em Salvador, na Igreja foi enterrada a índia Tupinambá Catarina Paraguaçu, que com o português Diogo Caramuru formou a primeira família cristã do Brasil. Ela também foi responsável por doar o terreno ao Mosteiro de São Bento, no século XVIII, em 1645, após ter sonhado com Nossa Senhora da Graça pedindo que ela construísse uma capela em devoção naquele local.

Sobre o artista

O feirense Luiz Humberto Carvalho atua no ramo da arquitetura há mais de 40 anos. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o estilo vanguardista e irreverente se tornou uma marca registrada do artista, que é responsável por realizar diversas mostras de forma coletiva e individual, a exemplo da Exposição Águas do Sagrado-Museu Da Misericórdia, em Salvador, 2013; ‘Sentar’ – Uma Casa – Feira de Santana, em 2018 e da Retrospectiva de Luiz Humberto – Museu De Arte Contemporânea Raimundo Oliveira – Feira de Santana, em 2019.

As obras dele são caracterizadas, em grande parte, por temas folclóricos, populares, bíblicos. Ele também é responsável por produzir obras no Monumento à heroína Maria Quitéria, localizado no entroncamento da Av. Getúlio Vargas com a Av. Maria Quitéria, em Feira de Santana – um trabalho em parceria com Juracy Dórea, artista e arquiteto conterrâneo – que se transformou em um referencial urbano e artístico para a cidade.

Clique aqui para visualizar mais imagens.

Serviço

O quê: Exposição Minha Nossa Senhora – Súplica e Louvação

Onde: Igreja de Nossa Senhora da Graça – Largo da Graça, s/n

Abertura: Quarta-feira, 23 de outubro de 2019, a partir das 19h

Período de visitação: de 24 de outubro a 30 de novembro, das 9h às 17h