Idealizador da Editora Malê lança livro sobre masculinidades em Salvador

Arte e Exposições, No Circuito
17 de janeiro de 2019
por Genilson Coutinho

O idealizador e editor da Malê, Vagner Amaro, lança o livro de contos “Eles” no próximo dia 19 de janeiro (sábado), a partir das 18h30, no Instituto Mídia Étnica (Rua Areal de Baixo, 6 – Dois de Julho, Salvador – BA). O evento grauito contará com leituras de trechos do livro e bate-papo com a participação dos escritores Davi Nunes e Wesley Correia, do ator e produtor cultural Talis Castro e do pesquisador Daniel dos Santos.

No livro, o autor aborda em dez contos concisos alguns conflitos da masculinidade, além de abordar temas como machismo, homofobia, hiperssexualização do homem negro, iniciação sexual, heteronormatividade, repressão emotiva e liberdades individuais.  “Alguns personagens do livro afetam e outros são afetados em razão das ideias sobre um único padrão para a identidade masculina”, conta Amaro.

Os contos de Eles, estreia de Vagner Amaro na literatura de ficção, abordam os abismos e lutas, identificações e empatias, na construção da identidade dos homens, diante das exigências do padrão hegemônico de masculinidade. Contos curtos, instigantes, que abrem possibilidades para reflexões sobre masculinidades, masculinidades tóxicas e masculinidades negras, temas essenciais para a melhoria das relações humanas.

Sobre o autor – Vagner Amaro é jornalista, bibliotecário e editor. Fundou em 2015 a Editora Malê, voltada para a promoção da literatura de autores afro-brasileiros e africanos e edita livros de escritores como Conceição Evaristo, Livia Natália, Martinho da Vila, entre outros. Vagner coorganizou as publicações Machado de Assis por jovens autores (2011); África: novas leituras (2012); Lima Barreto por jovens autores (2014); Organizou individualmente os livros Letra e tinta: dez contos do prêmio Malê jovens autores; Olhos de azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira – contos e crônicas (2017); Do Índico ao Atlântico: contos brasileiros e moçambicanos (2018).

Serviço:

O quê: Lançamento do livro de contos “Eles”, de Vagner Amaro. (bate-papo, leituras e sessão de autógrafos)

Quando: 19 de janeiro (sábado), a partir das 18h30.

Onde: Instituto de Mídia Étnica – rua Areal de Baixo, 6 – Dois de Julho, Salvador – BA

Gratuito

Sobre o livro:

Título: Eles

Autor: Vagner Amaro

Assunto: Contos brasileiros; Literatura brasileira

ISBN: 978-85-92736-41-5

Páginas: 92

Lançamento: 19 de janeiro, 2019.

Preço: R$25,00