IC Encontro de Artes abre inscrições para residência artística

No Circuito, Teatro
6 de agosto de 2019
por Genilson Coutinho

A coreógrafa e performer Elisabete Finger vem de São Paulo para conduzir a residência artística “Práticas de encantamento da matéria” dentro da programação da 13ª edição do IC Encontro de Artes, evento multiartístico que ocorre anualmente em Salvador e que, este ano, assume o lema “Arte e Outras Magias”. A atividade reúne um repertório de exercícios e experiências coletados pela artista ao longo de anos, em diversas partes do mundo, e inclui também alguns princípios coreográficos e estratégias de ação. Os encontros serão de 19 a 21 de agosto (segunda a quarta), das 14h às 18h, no Goethe-Institut Salvador-Bahia (Corredor da Vitória). São oferecidas 20 vagas gratuitas, através de seleção, para pessoas interessadas em artes do corpo, maiores de 18 anos, que devem se inscrever, até o dia 13 de agosto, no site www.icencontrodeartes.com.br.

 A oficina compila estudos práticos e teóricos em torno do que Elisabete tem chamado de “corpo-matéria”: um corpo que é a sua própria materialidade – carne, ossos, líquidos, pele, pelos –, que tem propriedades de matéria (peso, volume, textura, cheiro, temperatura, cor) e que encontra sua presença no mundo através do encontro com outras matérias. A aventura de viver esse corpo num mundo material onde as coisas possuem a estranha habilidade de exceder seu status de objeto.

 Cada encontro se dividirá em duas partes: a primeira, de prática corporal e preparação física, com rituais de ativação do corpo-matéria, envolvendo movimento, respiração, concentração, pequenas meditações e breves células coreográficas; e a segunda, de experiências voltadas para a pesquisa de estados corporais gerados a partir do corpo-matéria, relações possíveis entre corpo e outras matérias, experimentos e estratégias de criação e composição de situações coreográficas.

 Realizado pela Dimenti Produções Culturais em parceria com a Associação Conexões Criativas, o IC13 tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.

 QUEM É – Elisabete Finger é performer e coreógrafa, atualmente mora em São Paulo, mantendo parcerias criativas em diversos lugares do mundo. Desenvolve trabalhos que perseguem uma lógica de sensações e se ocupam de um erotismo da matéria: um corpomatéria que se funde, colide, atravessa outras matérias. Foi artista residente na Casa Hoffmann (Curitiba, 2004), fez parte da Formação Essais no Centre National de Danse Contemporaine d’Angers (França, 2005-2006) e do Programa SODA – Solo/Dance/Authorship. Tem mestrado em Dança pela HZT/UdK (Berlim, Alemanha, 2010-2011). Foi cofundadora e integrante do Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial (2005-2012). Tem apresentado seu trabalho em diferentes contextos (dança, performance, artes visuais), em diversos festivais e mostras no Brasil e em outros países, com apoio de instituições brasileiras e europeias, como: Itaú Cultural, Festival Panorama, Funarte, Ministério da Cultura, Instituto Goethe, PACT Zollverein, Fabrik Potsdam, Uferstudios, Weld, entre outras. De 2013 a 2017, desenvolveu o projeto “Discoreografia – Música, Dança e Blá, Blá, Blá”, programas em áudio e vídeo, que tratam das relações possíveis entre música, movimento e processos criativos em artes do corpo (realizado pelo Ministério da Cultura e Itaú Cultural).

IC13: Arte e Outras Magias

www.icencontrodeartes.com.br

www.facebook.com/icencontrodeartes

www.instagram.com/icencontrodeartes