Iberescena abre inscrição para projetos nas áreas de teatro, dança e circo

Sem categoria
6 de fevereiro de 2012
por Genilson Coutinho

O Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas abriu na segunda, 16 de janeiro, as inscrições para a seleção de projetos de dança, teatro e circo. Podem se inscrever os residentes nos países membros, entre os quais o Brasil. O representante do programa no país é a Funarte.

Nesta edição, o Fundo destinará recursos a projetos de coprodução de espetáculos de teatro, dança e circo; ajuda a festivais, redes e circuitos; apoio a encontros e seminários voltados à formação na área de gestão e produção; e ajuda à criação dramatúrgica e coreográfica. Também serão destinados recursos a projetos especiais, conforme o estabelecido na reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Iberescena, ocorrida em março de 2011, em Santo Domingo, na República Dominicana.

 Iberescena

O Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas foi criado em novembro de 2006, tendo como base as decisões adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, celebrada em Montevidéu (Uruguai), relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração das atividades de artes cênicas ibero-americanas.

O Iberescena, através do seu edital, pretende promover os Estados membros e, por meio de ajudas financeiras, criar um espaço de integração para as Artes Cênicas. O Fundo Iberescena é, atualmente, integrado por 11 países, que financiam o programa pela Secretaria Geral Ibero-americana. São eles: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Perú, República Dominicana e Uruguai.

Os objetivos principais do programa são:

– Fomentar a distribuição, circulação e promoção de ibero-americanos.

– Incentivar as coproduções de espetáculos entre os órgãos públicos e/ou privados da cena ibero-americana e promover a sua apresentação no espaço cênico internacional.

– Promover a difusão de obras de autores ibero-americanos.

– Apoiar os espaços cênicos e os festivais Ibero-americanos, priorizando em sua programação, produções regionais.

– Favorecer o aperfeiçoamento profissional, nos setores de teatro e dança, principalmente no campo da produção e gestão.

Mais informações aqui 

Os projetos, uma vez adequadas aos padrões informados pelo site do Iberescena, devem ser enviados somente por via postal (seguidas as especificações que constam no site) para o seguinte endereço:

Fundação Nacional de Artes – Funarte

Centro de Artes Cênicas – Ceacen

Rua da Imprensa, 16 sala 501 – Centro – Rio de Janeiro

CEP: 20030-120 – RJ