Notícias

IBCM assina termo de colaboração com SJDHDS para execução dos serviços do CPDD-LGBT

Genilson Coutinho,
16/05/2022 | 22h05
Foto: Genilson Coutinho

A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) assinaram, nesta segunda -feira (16), um termo de colaboração para execução dos serviços do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT). Criado em 2017 pelo Governo do Estado, o Centro atende e acolhe a população LGBTQIA+ com serviços de cidadania, entre outros.
A assinatura aconteceu no Centro Administrativo da Bahia, e contou com a presença do Secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e da fundadora da IBCM, Conceição Macêdo dos Santos, o Coordenador LGBT da SJDHDS Jones Carvalho, Superintendente de Direitos Humanos- SUDH, Kaio Macedo
Coordenador LGBT do Estado da Bahia,Silvio Lacerda Coordenação LGBT do Estado da Bahia e Secretário Executivo do CELGBT , Padre Alfredo gerente Administrativo da IBCM e a equipe multidisciplinar.
“Estamos muito felizes com essa parceria, que tem como foco o atendimento de excelência e humanizado da população LGBTQIAP+, pois sabemos o quanto o CPDD é importantes para todes. Vamos unir a experiência da IBCM ao longo deste 30 anos, para atender às demandas da comunidade LGBQIAP+, não apenas a da capital, vamos também levar os serviços para o interior, que já era um desejo nosso e da Secretaria, e principalmente diante da demanda.
A assinatura desta parceria à véspera do Dia de Luta contra a LGBTfobia é um marco para todos, pois vamos celebrar a data pensando em promover ações concretas, da saúde ao mercado de trabalho. Vamos trabalhar por nossa gente”, pontua Tia Conça.

Criado em 2017, o CPDD-LGBT se tornou referência em Salvador e municípios do interior como um espaço de acolhimento e de promoção dos direitos e de sociabilidade LGBTQIA+, tornando-se uma política pública necessária na efetivação e promoção de direitos, no recebimento de denúncias e acolhimento das vítimas de violências LGBTfóbicas.

O CPDD-LGBT funciona no Casarão da Diversidade. O espaço também foi criado pelo Governo do Estado, em 2018, e abriga um conjunto de equipamentos, serviços, ações e iniciativas de cidadania e proteção da população LGBTQIA+. Além do CPDD, funcionam no local o PreParaSalvador, ação sob responsabilidade do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que atua na pesquisa e prevenção em relação às HIV/Aids para o público jovem, e o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT).

“Nossa instituição tem um histórico de acolhimento da população LGBTQIA+ e de pessoas em situação de vulnerabilidade. É com muita satisfação que estaremos no Casarão com uma equipe formada por gays, lésbicas, transexuais, travestis, mães de LGBTQIA+, com aliado, sempre na luta e adubando e colhendo os frutos do amor”, salientou Renildo Barbosa, que será coordenador do CPDD-LGBT.

A nova equipe do CPDD-LGBT também foi apresentada. O grupo é formado por assistentes sociais, psicólogas, advogados e um corpo de profissionais para atuar no acolhimento e nas demandas do centro.

Sobre a IBCM

A IBCM atua desde 1989 em Salvador no atendimento e acolhimento da população mais vulnerável, especialmente travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade, e na prevenção do HIV/AIDS. A instituição conta com reconhecimento pelos mais de 30 anos de serviços prestados à comunidade LGBTQIA+ de Salvador e da Bahia.