Comportamento

Social

Iª Oficina de Fortalecimento do Sistema Nacional LGBT acontece em julho em Salvador

Genilson Coutinho,
25/07/2017 | 10h07
WhatsApp Image 2017-07-27 at 07.35.12

Foto: Aubrey Effgen

De 26 a 28 de julho, o Laboratório Interdisciplinar de Políticas LGBT (LABI) promove a Iª Oficina de fortalecimento do Sistema Nacional LGBT no Hotel Golden Park na Pituba, em Salvador. A oficina tem como objetivo de reunir as pessoas que protagonizam as políticas LGBT no Brasil. Dentre o público participante estarão representantes dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal, gestoras/es de Centros de Referências, de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, assim como pessoas usuárias desses serviços, além de pesquisadoras/es da área de sexualidades e identidades de gênero.

Amélia Maraux, coordenadora do projeto e professora da Universidade do Estado da Bahia, afirma que a oficina tem papel fundamental no processo de construção de normativas, onde a ideia é criar uma rede para produção de normativas que visem a institucionalização do Sistema Nacional LGBT, criado em 2013. Assim, o LABI tem uma função social de extrema importância, uma vez que fará o levantamento de dados, mapeando as produções governamentais, as produções acadêmicas e as atividades relacionadas aos movimentos sociais com essa temática. “O projeto tem uma grande possibilidade de tratamento das informações e de proposição de políticas que são fundamentais para a implementação do tripé da cidadania: coordenações LGBT nos estados e municípios, criação de conselhos de direitos LGBTs para a sociedade civil e também da criação de Centros de Referência LGBT para acolhimento dessa população em situação de violação de direitos”.

A programação do evento contará com rodas de conversa sobre o Sistema Nacional LGBT, das 8 às 19h, com apresentação da portaria 766/13, espaços sobre os indicadores de políticas públicas relacionadas a essa população, além das boas experiências que serão contadas para traçar estratégias de consolidação dos diretos LGBTs. Alguns nomes confirmados são: de Cláudio Nascimento, ex-coordenador de políticas LGBT do Rio de Janeiro; Bruna Irineu, ativista LGBT, professora de Serviço Social na Universidade Federal de Tocantins, onde coordena o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos; Simmy Larrat, ativista LGBT, ex-gestora do Transcidadania e da Coordenação Nacional de Políticas LGBT da Secretaria de Direitos Humanos. Segundo Laís Paulo, pesquisadora do LABI, esse primeiro encontro tem como foco avaliar e destacar as boas experiências, mas também perceber quais são as limitações e os desafios das políticas públicas voltadas para o público LGBT. “A potência desses encontros é mostrar a necessidade de espaços de troca e formulação de políticas de direitos humanos para a população LGBT”.

A oficina, assim como o LABI, é realizada em parceria da Secretaria Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com o Centro de Estudos de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade – Diadorim e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). “O Laboratório Interdisciplinar de Políticas LGBT é valioso pois tenta manter a discussão sobre um novo marco para as políticas LGBT na agenda do dia. A Coordenação LGBT da SJDHDS teve a honra de participar da construção do projeto. Apoiar a execução dessa iniciativa através da realização de sua Oficina em tempos de crise financeira e política em todo país representa um investimento no sentido da democracia e cidadania.”, afirma Vinícius Alves, coordenador de Políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) – CLGBT.

O projeto vai oferecer mais uma oficina, além de workshops para fortalecer as políticas públicas para LGBTs no Brasil. Para acompanhar mais informações e atividades do projeto, acesse os perfis nas redes sociais, facebook e twitter.

SERVIÇO:

O QUE: Iª Oficina de Fortalecimento do Sistema Nacional LGBT

QUANDO: 26 a 28 de julho de 2017

ONDE: Hotel Nacional , Av. Manoel Dias da Silva – Pituba