Homofobia no ambiente educacional é tema do novo livro de militante LGBT

Notícias
19 de maio de 2015
por Genilson Coutinho

livro

Nome essencial na Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Trans (ABGLT) e do combativo Grupo Dignidade, o militante Toni Reis vai lançar em sua cidade, Curitiba, no próximo dia 20, o livro “Homofobia no ambiente educacional – o silêncio está gritando”. A obra é baseada na tese em educação do Prof. Dr. Toni Reis e é dividido basicamente em duas partes.

Primeiro o livro faz um apanhado dos marcos normativos que norteiam a educação e a educação em direitos humanos no Brasil e internacionalmente, com ênfase no respeito à diversidade sexual. Em seguida são apresentados e analisados os dados de uma pesquisa qualitativa sobre homofobia realizada em três escolas municipais e três colégios estaduais em Curitiba. Por meio das falas das 84 pessoas entrevistadas – autoridades, professores/as e estudantes, surge o retrato do conhecimento – ou não – do fenômeno da homofobia e de políticas públicas para enfrentá-la, bem como as atitudes e opiniões das pessoas a respeito das pessoas LGBT.

A publicação tem 329 páginas e conta com prefácio da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o qual afirma inclusive que “ainda há muito a ser feito para se chegar a um ambiente educacional que acolha e respeite a diversidade sexual. Por outro lado, há muitas pessoas e instituições trabalhando para que isto se torne uma realidade. O livro Homofobia no ambiente educacional – o silêncio está gritando representa uma contribuição significativa para o conhecimento sobre o problema e para o avanço da resposta brasileira ao mesmo”.

A fim de facilitar o acesso de profissionais de educação e outras pessoas interessadas, o lançamento será realizado em três sessões no dia 20 de maio de 2015:

Sessão 1 – 8h – Auditório do Mercado Municipal, Rua da Paz, esquina com a Sete de Setembro, em cima do mercado de orgânicos

Sessão 2 – 13h30 – Auditório do Mercado Municipal

Sessão 3 – 18h30 – Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação, Rua Dr. Faivre, 398

O livro está sendo publicado pela Editora Appris e pode ser encomendado pelo site clicando aqui.