Hoje tem bloco Os Mascarados

Sem categoria
16 de fevereiro de 2012
por Genilson Coutinho

Sonhe, dance e brinque… O bloco Os Mascarados convida todos os foliões a vestirem suas fantasias e se divertirem no bloco mais plural e alegórico do Carnaval da Bahia. Os atoresFábio Lago e Isabel Fillardis foram eleitos os reis deste 13º desfile no Circuito Dodô, comandando mais de oito mil súditos do Farol da Barra até Ondina. Já a BandaMascarados vai ganhar o coro das cantoras GabyAmarantosMárcia Freire e Márcia Castro num repertório eclético, recheados de marchinhas, sambas, axé-music e tantos outros ritmos. O carnaval 2012 de Os Mascarados tem o patrocínio da Conexão Vivo, Embasa, Secretaria de Turismo e Governo do Estado.

A fantasia é o passaporte para quem quer brincar no Os Mascarados, um bloco gratuito que desfila sem cordas na folia de Salvador. Desde 1999, o bloco se destaca entre um mar de abadás no Circuito Dodô, resgatando a tradição das fantasias e alegorias dos antigos carnavais. Com sua proposta inovadora, a cada ano, Os Mascarados atrai um público diversificado, descolado e Cult, formado por jornalistas, artistas plásticos, atores, empresários, músicos e dançarinos. O Projeto Cultural Os Mascarados, gerido por Jaqueline Azevedo e Rita Martins, já passou por várias fases, alcançando um espaço diferenciado no Carnaval de Salvador.

Em 12 anos de Carnaval, Os Mascarados desfilou sob o reinado de muita gente famosa, como José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Zebrinha e Adriane Galisteu, entre outras. Desta vez, o ator baiano Fábio Lago e atriz carioca Isabel Fillardis foram eleitos os reis da folia.

Fábio Lago não revela a sua fantasia, mas promete surpreender com um modelo assinado por Maurício Martins. “Sou um folião inveterado e já me diverti muito no Os Mascarados. Nunca pensei em subir naquele trio como um rei, então, que seja um reinado pra cima, para elevar a estima dos baianos”, conta. A estréia de Isabel Fillardis no bloco vai ser em grande estilo, como a rainha do Carnaval 2012. “Já ouvi falar muito de Os Mascarados, por isso quero entrar nesta folia com o pé quente. Prometo estar à altura do bloco, bonita, com muito brilho e levando a alegria dos cariocas”, comenta a atriz, que é neta de baianos e considera Salvador a sua segunda casa.

Afastada há três anos do Carnaval soteropolitano, Márcia Freire faz sua primeira apresentação como umas das cantoras convidadas do Os Mascarados, ao lado da paraense Gaby Amarantos e da baiana Márcia Castro, que volta a cantar pela segunda vez no bloco. Criada em 2009, a Banda Os Mascarados tem direção musical de Luciano Silva, que está no comando junto com a cantora Liliane Bastos. Além de instrumentos tradicionais, a banda tem um naipe de sopro que caracteriza os carnavais antigos e marca a sua sonoridade.

As três cantoras convidadas juntam os seus hits ao repertório da banda, que reúne sucessos de carnavais passados e faz uma nova roupagem de sucessos atuais. “O repertório tem como base as marchinhas antigas e releituras de sucessos da MPB em ritmo de Carnaval. São sucessos de Armandinho, Dodô e Osmar, Caetano Veloso e Moraes Moreira, que se misturam com os sucessos atuais do axé”, explica Luciano Silva.

 

 

 

Conheça a historia do Bloco Os  Mascarados

O bloco Os Mascarados nasceu, em 1999, do apelo popular e também através de um convite da Prefeitura Municipal do Salvador para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade. A ideia era  apresentar uma proposta diferente, que resgatasse as alegorias do antigos carnavais. Já na primeira edição, o desfile do Os Mascarados foi um grande sucesso, e há 12 anos vem conquistando cada vez mais foliões.

Nos primeiros anos o acesso ao bloco era pago e uma pulseira era usada para viabilizar a identificação dos associados. Mas Os Descarados, como era chamada a pipoca que seguia o desfile, foi crescendo a cada ano e se transformou num arrastão gigantesco. Com isso, a produção de Os Mascarados resolveu presentear a cidade abolindo a cobrança de convites aos participantes. A partir de 2009, Os Mascarados continuou a desfiar no Circuito Dodô com toda sua infraestrutura de segurança e cordas, sendo a fantasia a única obrigatoriedade para a diversão. E o bloco ganhou a seguinte campanha: “Tem corda? Tem sim senhor! / Tem Banda? Tem sim senhor! / Tem segurança? Tem sim senhor! / Tem trio? Tem sim senhor! / Precisa Pagar? Não precisa pagar não senhor!”.

O reinado de Os Mascarados é independente, como a Pasárgada de Manuel Bandeira. O bloco tem de tudo, é outra civilização e civilidade, com linguagem própria.  Lá você é amigo do rei ou o próprio rei ou rainha, pode ser um super – herói ou vilão, político ou simplesmente uma enfermeira, médico, bombeiro… Seja o que você quiser!

SERVIÇO:

Bloco Os Mascarados 2012

Data: 16 de fevereiro (quinta-feira)

Local: Circuito Dodô (Barra-Ondinha)

Hora: Meia noite

Concentração: A partir das 22h30 no Farol da Barra

Atrações: Banda Mascarados com participação especial de Gaby Amarantos, Márcia Freire e Márcia Castro. Os reis Fábio Lago e Isabel Fillardis