Grupo Sertanília (BA) lança Diário de Bordo sobre a gravação do primeiro CD

Sem categoria
1 de março de 2011
por Genilson Coutinho

O grupo Sertanília de Salvador (BA), um dos contemplados no Edital de Projetos do Conexão vivo, inicia o ano de 2011 em estúdio para gravar seu primeiro CD. Todo o processo de gravação será relatado no portal lançado pelo próprio grupo em: http://www.sertanilia.com.br, no qual todos os integrantes poderão dividir novidades, expectativas e o dia-a-dia da maratona de gravação.

O disco será produzido por Anderson Cunha e parte dele será gravado no Estúdio Attitudeem Salvador. Serão 14 faixas, sendo 10 autorais e 4 regravações de artistas que, de alguma forma, influencia a música do grupo – Elomar Figueira Melo, Antônio Nóbrega e Lenine/Paulo César Pinheiro. O convidados já confirmados são: Bule-Bule, Xangai e o Terno de Reis do Riacho da Vaca, do município de Caetité.

Parte do disco, principalmente a percussão, será gravada em Recife (PE), escolha feita pelas inúmeras amizades e pela tradição  musical da cidade, que dialoga de forma muito próxima com a música do Sertanília. Convidados pernambucanos participarão do disco, mas por hora, o grupo mantém sigilo sobre os nomes. A direção musical em Recife ficará sob a responsabilidade de Hugo Linns, músico/produtor, que já trabalhou com artistas como Renata Rosa, Wassab, Geraldo Maia e Alessandra Leão. Recentemente alguns integrantes estiveram presentes no evento Porto Musical e aproveitaram a viagem para visitar alguns estúdios para as gravações.

O nome “Sertanília” foi inspirado em um livro do compositor e cantador Elomar Figueira Melo e é, também, uma homenagem ao mesmo; o grupo é composto por Aiace Felix (vocalista), Leilane dos Santos (violoncelo), Anderson Cunha (viola, violões e bandolim), Diogo Flórez (percussão) e Tainnã Chagas (percussão). O Sertanília busca uma sonoridade nova e apresenta a música popular do sertão brasileiro: sambadas, ternos e ladainhas são fonte de inspiração para a sonoridade do grupo.

O CD demo com 6 faixas está disponível para download gratuito em: www.sertanilia.com.br/cdpromocional