Grupo SBF investe em ações de diversidade para celebrar o mês do Orgulho LGBT+

Genilson Coutinho,
21/06/2024 | 17h06

Grupo SBF, dono da Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, FitDance, X3M, OneFan e Studio 78, patrocinou, pela primeira vez, a Corrida do Orgulho LGBT+, evento que faz parte do calendário oficial da semana da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A corrida foi realizada no dia 1º de junho, no Parque Villa Lobos, e contou com a presença de mais de três mil pessoas.
 

O apoio à corrida é uma das diversas iniciativas do Grupo SBF em prol da visibilidade e inclusão de pessoas LGBTQIAPN+. Outra ação realizada é a mostra ‘Olha Pra Mim’, do fotógrafo pernambucano Thiago Santos, que pode ser conferida no Studio 78, até dia 30 de junho. Com 20 imagens de pessoas LGBTQIAPN+ distribuídas pelo espaço, destacando que todo olhar comunica algo e merece ser visto com empatia.
 

As ativações reforçam o compromisso do Grupo SBF com a diversidade e inclusão. O Grupo promove ao longo do ano, por exemplo, o Programa TransIdentidade que apoia colaboradores trans em processo de retificação do nome civil nos documentos de identificação. Além disso, realiza ações de conscientização e acolhimento, como letramento sobre diversidade e inclusão por meio de palestras para os colaboradores. Neste mês, a convidada será Melissa Cassimiro, Consultora Sênior de Diversidade e Inclusão da consultoria Mais Diversidade, que abordará o tema “O Papel da Pessoa Aliada LGBTQIAPN+”, trazendo o contexto histórico do movimento e dicas práticas de como as pessoas aliadas podem se posicionar na inclusão de pessoas LGBTQIAPN+.
 

Também está programado para o mês de junho, ativação de escuta e empatia para colaboradores da empresa, que ganhou o nome de Orgulhe-se. De 17 a 30 de junho, serão disponibilizados objetos e tablets com áudios de histórias de colaboradores LGBTQIAPN+ do Grupo SBF. Ao manusear cada objeto, eles irão escutar a história de um colega de trabalho da comunidade. “A ideia é despertar empatia e acolhimento com quem compartilhamos o dia a dia, resultando em inclusão”, explica Kaleb Machado, Gerente Sênior ESG, Diversidade e Inclusão do Grupo SBF.
 

Este ano, o grupo também participou pela primeira vez da Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não Binária promovida pela Casa 1, centro de cultura e acolhimento de pessoas LGBTQIA+ na cidade de São Paulo, promovida em abril. Como resultado, dois novos profissionais foram contratados, enquanto 20 estão em processo seletivo em vagas das empresas que compõem o ecossistema da SBF. “O acesso de pessoas trans ao mercado de trabalho ainda é marcado por muitas barreiras, e nosso objetivo é contribuir para uma mudança deste cenário e dar oportunidade para esses talentos”, finaliza.

Incentivo à prática esportiva

Os funcionários do Grupo SBF participam de prática esportiva e troca de vivências por meio de trabalho voluntário com mulheres trans acolhidas pela Casa Florescer em São Paulo, proporcionando também doações de itens têxteis.
 

Por meio da Fisia, que representa a Nike no Brasil, o Grupo também renovou o apoio à Nix Diversidade. Em 2023, houve ampliação do mapeamento dos coletivos esportivos no Brasil. Esse trabalho resultou no apoio direto a três coletivos: Angels Volley (homens gays e mulheres trans), Meninos Bons de Bola (homens trans) e Real Centro FC (homens gays).

Sobre o Grupo SBF

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo SBF é uma plataforma aberta de esporte que conecta pessoas, marcas e criadores. Incentiva a prática de atividade física para todas as pessoas, transformando histórias em produtos, serviços, conteúdos e experiências, e, dessa forma, movimenta o mercado esportivo para um novo patamar. Até 2020, o grupo atuou no país com a Centauro, maior varejista de artigos esportivos da América Latina e primeira varejista omnichannel do Brasil, com 100% das operações de lojas físicas e plataforma digital integradas desde 2018. Em dezembro de 2020, a FISIA integrou o SBF como representante exclusiva da Nike no Brasil e, dessa forma, o grupo passou a contar com a maior marca esportiva do mundo. Desde então, novas unidades de negócio foram estrategicamente incorporadas nesse ecossistema, como a NWB, maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil e dona dos canais digitais Desimpedidos, Acelerados e Falcão 12, entre outros; a OneFan, sportstech criada para potencializar a relação de torcedores e fãs com entidades esportivas, por meio de tecnologia e inteligência; a X3M, referência em live marketing esportivo no país, dona de eventos como XTERRA e UPHILL Marathon e a FitDance, uma das maiores plataformas de dança do mundo, com mais de 12 bilhões de visualizações em seu canal digital oficial. Em 2023, passamos a contar no nosso portfólio também com Studio 78, e-commerce multimarca voltado para apaixonados pelo casual esportivo e que acabou de inaugurar uma loja pop-up na Avenida Paulista, 1912.