Serviços

Grupo Petrópolis lança programa de consumo responsável

Genilson Coutinho,
11/09/2017 | 17h09

Em setembro, mês que concentra as iniciativas de consumo responsável, o Grupo Petrópolis lança o Saber Beber.  O programa nasce para enfatizar a necessidade de beber com sabedoria e consciência, respeitando seus limites. “A proibição não é o melhor caminho para reduzir os impactos negativos do consumo de bebidas alcoólicas. A venda é regulamentada e, de um modo geral, o povo brasileiro é muito receptivo a elas. Mas o consumo descontrolado pode afetar as relações pessoais e profissionais”, adverte Emerson Neves, Gerente de Comunicação do Grupo.  “Nossa proposta é muito positiva e há uma grande preocupação com a responsabilidade social. Como o próprio nome do programa garante, entendemos que o problema não está no ato de ingerir álcool, mas sim a forma como é consumido. Com o Saber Beber, queremos lembrar que não é preciso parar de beber, mas sim beber com sabedoria”, complementa.

O programa Saber Beber vai englobar todo o mercado nacional de bebidas alcoólicas, e conta também com o apoio das principais marcas de bebidas alcoólicas do Grupo Petrópolis para fortalecer a ideia. Entre as ações previstas para o programa, está a utilização das redes sociais e dos grandes eventos promovidos pela empresa.

“A sabedoria é resultado daquilo que aprendemos e das experiências que adquirimos”, garante Emerson. O Programa Saber Beber vai abordar o tema de forma positiva e educativa, trazendo para a população mais conhecimento sobre as implicações e os benefícios que envolvem o consumo moderado de álcool.

Os mais de 26 mil colaboradores do Grupo, divididos em sete fábricas e quase 200 revendas em todo o país, além das agências parceiras, já foram impactados pelo programa, que teve início internamente no começo deste ano. “Fortalecer a cultura da moderação é um grande desafio. É importante engajar nossos parceiros. Durante todo o mês de setembro estamos trabalhando internamente com ações de beber com sabedoria”, reforça Emerson.

Os parceiros das marcas, como a Aline Riscado, a “Verão” da Itaipava, e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, garotos propaganda da Crystal, também apoiarão a causa, com mensagens em suas redes sociais destacando a importância do projeto. O mesmo acontece com o time Santa Cruz, de Recife, que reforçará o Saber Beber durante alguns jogos. O Saber Beber ainda desenvolverá ações em eventos realizados na Itaipava Arena Fonte Nova, na Bahia.

LANÇAMENTO NO DIGITAL – Na sexta-feira, 15 de setembro, data em que se comemora o Dia Internacional do Consumo Consciente de Bebidas Alcoólicas, o Grupo utilizará as redes sociais, entre elas também os perfis de suas principais marcas e parceiros para reforçar e destacar as ações do programa. “A proposta é que a informação seja capaz impactar a todos”, explica o gerente.

A mensagem do Saber Beber já está sendo inserida nas embalagens dos produtos do Grupo Petrópolis e na assinatura de campanhas das marcas. No próximo ano, está previsto um calendário de ações para o programa.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – O consumo responsável já foi abordado pelo Grupo Petrópolis em campanhas publicitárias, principalmente para o produto Itaipava 0,0%. Em 2013, a marca lançou o filme “Embaraçado”, ressaltando os efeitos do álcool sobre quem dirige. As cenas mostram um rapaz que acabou de sair do bar e encontra tudo fora do lugar ao entrar em seu carro, fazendo referência a perda dos reflexos e a percepção. Assista em: https://youtu.be/J3yps0JJ6RA

A cervejaria também é parceira e apoia as campanhas de consumo consciente da CervBrasil, como o Cidade Responsável, e da ABRABE, como o Sem Excesso.

SABER BEBER – Programa de consumo responsável do Grupo Petrópolis, que reúne ações de conscientizações para disseminar a sabedoria sobre as implicações e os benefícios que envolvem o consumo moderado de álcool. Englobando todo o mercado de bebidas alcoólicas e independente de marcas, o programa desenvolve atividades por todo o país. Saiba mais em: www.saberber.com.br e @saberbeber, no Instagram e Facebook.