Grupo Gay das Residências realiza Sexto Caruru da Diversidade

Comportamento, Social
18 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

caruru

Todo ano, sábado, véspera da Parada Gay de Salvador, o público espera com otimismo a realização do Caruru da Diversidade das Residências Universitárias da UFBA. O evento chega a sua VI Edição nesse ano, tendo como tema: Meu corpo: território livre da sua opressão.  Em 2009, quando surgiu a proposta, aproximadamente, 80 pessoas participaram do Caruru. Anualmente, o evento tem aumentado de tamanho e, agora, são esperadas, aproximadamente, mil e quinhentas pessoas.

A proposta é que entre uma apresentação artística e outra; uma colher de caruru na boca e outra, temas sobre diversidade sexual, homofobia, preconceito e diretos iguais sejam constantes nos bates papos dos estudantes universitários, professores, funcionários e visitantes que vão frequentar.

O Caruru da Diversidade é organizado pelo Grupo Gay das Residências Universitárias, que sem personalidade jurídica e de forma autogestionária, desenvolve a segunda maior atividade na Capital baiana em defesa da comunidade LGBTTT.

A atividade é aberta para a população e visa estabelecer uma conexão para além dos limites universitários.

O Caruru também não é só festa. É momento de fazer debate político em torno dos direitos da comunidade LGBTTT, razão pela qual diversas pessoas serão homenageadas. Os homenageados esse ano são: Cássia Maciel – Pró Reitora de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas da UFBA; Djalma Thürler – Professor da UFBA; Viviane Vergueiro – mestranda em Cultura e Sociedade/UFBA; Lenira Rengel – Professora da Escola de Dança UFBA e uma das organizadoras do Paralaxe; Marcelo Benigno – Ex-morador da Residência Universitária I, dramaturgo e ator; Paulett Furacão – coordenadora do Núcleo LGBT da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia; Wesley Francisco – militante LGBT; Georgenes Isaac – diretor, ator e perfomer; Genilson Coutinho – Editor Chefe e Fotógrafo do Site dos Terços; Suely Messeder – Professora da UFBA.

O Padrinho do Caruru será o tenente Ícaro Ceita. A madrinha será Aila Menezes, cantora do cenário musical baiano e ex-participante do The Voice Brasil/ Rede Globo. A Rainha será Kaysha Kutnnner – bailarino, maquiador e ator transformista;

O Caruru contará ainda com diversas atividades culturais, tais como:Pétalas ao vento, Lady Lilith (solo de Ricardo Andrade),Tereza Skype , Kaysha Kutnnner, Jenny Müller ,Ferah Sunshine, Esther K-Lu , DJ Iuri Torquato e DJ Maira Menezes.

O Caruru da Diversidade significa também momento de passar o bastão. Novos membros assumirão a Diretoria do Grupo Gay das Residências, cujo mandato será exercido entre 2014/2015. A gestão será conduzida por Carlos Victor, estudante de Artes Plásticas e morador da Residência Universitária II, onde o caruru surgiu em 2009.

O Secretário será Yuri Amorim, que é o presidente atual. Assume a Coordenação de Formação Política, o estudante de Direito, Faraó Bastos. Para Coordenador de Saúde, o eleito foi Carlos Henrique e a Coordenadora de Cultura será Angélica Behrmann. O Coordenador de Comunicação será Nei Duarte e a Coordenação Financeira ficará a cargo de Deusdete Silva, sendo os consultores: Bruno Almeida, Maria Moreira e Antonio Barreto.

O evento também serve para comemorar. O GGR participou ativamente na Universidade Federal da Bahia da regulamentação do nome social para os transexuais, assim como contribuiu para efetivação do UFBA em  Paralaxe, bem como do Curto Circuito de Artes, Ciências e Humanidade e do Projeto Conviver.

O Caruru da Diversidade conta com o apoio da Pró Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, assim como do quadro de seus servidores que sempre contribuíram para o sucesso dessa atividade anual.

Serviço:

O que ê? VI Caruru da Diversidade

Tema: Meu corpo: território livre da sua opressão

Quando: 20 de setembro de 2014, a partir das 20 horas

Local: Residência Universitária I da UFBA, Corredor da Vitória, Salvador/BA

Valor: Entrada Franca e distribuição gratuita do Caruru