Grupo Gay da Bahia vai receber R$ 40 mil do Canadá em apoio aos direitos LGBT

Notícias
6 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

Foto: Reprodução GGB

Com o objetivo de conscientizar a população da discriminação das pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), o Grupo Gay da Bahia vai receber R$ 40 mil da embaixada canadense. O anúncio foi feito nessa sexta-feira (4), pelo Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, e a iniciativa visa ainda reforçar as identidades, fortalecer e mobilizar a comunidade.

Este é um dos seis novos projetos realizados pelo Fundo Canadá que o país vai apoiar em todo o Brasil, nos próximos cinco meses. “O Canadá considera os direitos LGBT como direitos humanos fundamentais e trabalha com organizações como o Grupo Gay da Bahia no mundo todo para promover o avanço desses direitos, mas também o respeito, a tolerância e a inclusão social. A diversidade é que nos une, e como bem disse nosso Primeiro Ministro Justin Trudeau, vemos a diversidade como uma fonte de força. Somos mais fortes não apesar de nossas diferenças, mas sim por causa delas”, disse o Embaixador.

Savone afirmou também que, está contente com essa parceria entre a Embaixada do Canadá e o Grupo Gay da Bahia para combater a LGBTfobia. “É a mais antiga ONG do Brasil que luta pelos direitos das pessoas LGBT em todo Brasil. Juntos, estamos comprometidos em fazer o mundo um lugar melhor, seguro e mais tolerante. Juntos, celebramos a diversidade”.

Ele fez a primeira visita oficial à Bahia nos dias 3 e 4 de novembro com o objetivo de estreitar as relações entre o Canadá e o Estado, nas áreas comerciais, da ciência e tecnologia e da promoção da diversidade e inclusão social, anunciou a parceira na abertura da Mostra de Cinema LGBT Canadá-Brasil “Nós, Por Exemplo”.

A mostra, com filmes e documentários canadenses sobre a temática LGBT, além de produções nacionais sobre a prevenção da Aids e vídeo inédito sobre a 15ª Parada Gay da Bahia, termina neste sábado, 5 de novembro. O evento acontece na sede do organizador do evento, Grupo Gay da Bahia (Ladeira de São Miguel, 24 – Centro Histórico).

O Canadá é um dos países pioneiros na luta pelo direitos LGBTI e uma referência mundial. O Fundo Canadá para Iniciativas Locais (CFLI) oferece assistência de financiamento direto para organizações não-governamentais locais e, em casos excepcionais, ONGs internacionais e instituições governamentais.

Do Metro 1