Grupo CAM ​oferece estrutura de excelência no combate ao câncer

Notícias
11 de abril de 2018
por Helder Azevedo

image002-3-482x330

O mês de Abril figura como um dos mais importantes no calendário de datas comemorativas voltadas para o bem estar social, por conta do Dia Mundial de Luta contra o Câncer, celebrado no dia 08, que foi instituído para chamar a atenção de todas as nações sobre a importância da discussão acerca do câncer, visando reforçar políticas de prevenção para esta doença.

Grupo CAM, que atua desde 1978 no mercado baiano, sempre teve o tratamento do câncer como um das suas expertises, sendo um dos poucos grupos médicos no Brasil com o selo Diamante de Acreditação Canadense. Este selo certifica o serviço em relação à excelência de qualidade no atendimento e na prestação de serviços aos pacientes oncológicos.

Pioneira regional (Norte/Nordeste) na oferta de equipamentos de imagem utilizados em procedimentos investigativos para detecção precoce do câncer e contando com uma equipe composta por diversos profissionais, como oncologistas, mastologistas, ginecologistas e cirurgiões das mais diversas especialidades,  altamente capacitados para prevenção e tratatamento desta doença, o Grupo CAM vem caminhando na vanguarda na área da Oncologia.

Dr. Rodrigo Guindalini é médico oncologista que coordena a Centro de Genética e Prevenção do Câncer do Grupo CAM. Este serviço é um dos grandes diferenciais do grupo, pois busca identificar os tumores de origem hereditária (também conhecidos como tumores familiares). Ele explica que “a maioria dos casos de câncer são esporádicos, oriundos de fatores externos, como hábitos de vida. Por outro lado, os casos hereditários (cerca 10% dos casos) tem como principal fator causal alguma alteração genética que modifica os genes responsáveis por proteger determinados órgãos contra o desenvolvimento da doença, como, por exemplo, as mamas e os ovários.”

Dr. Rodrigo completa: “Com um teste genético apropriado, você tem a possibilidade de identificar famílias com alta predisposição ao desenvolvimento de determinados tipos de cânceres. Com isso, uma vez identificados os indivíduos de alto risco, podemos propor estratégias individualizadas de rastreamento e redução de risco de câncer, como medicamentos capazes de reduzir a incidência da doença ou cirurgias preventivas. Portanto, através dos resultados obtidos dos testes genéticos, conseguimos oferecer um acompanhamento personalizado ao paciente que pode diferir significativamente do acompanhamento sugerido pelos órgãos governamentais para a populacão geral”.

Na Era da Medicina Moderna, grandes avanços ocorreram nas áreas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Utilizando-se o conhecimento adiquirido sobre fatores de risco e fatores protetores para a doença, sugestões médicas para modificações nos hábitos de vida e alimentares podem reduzir em até 30% o risco de desenvolvimento do câncer. Portanto, Dr. Rodrigo ratifica a necessidade de combater o tabagismo, etilismo, obesidade e sedentarismo, uma vez que esses são gatilhos causadores da doença.  Além disso, “praticar atividade física regularmente, evitar o consumo excessivo de açúcar, alimentos salgados ou embutidos e buscar uma dieta rica em “alimentos protetores”, como verduras, legumes e fibras, são essenciais para promoção de saúde”, completa o Dr. Rodrigo.

Hoje entendemos que o paciente oncológico necessita de um suporte assistencial integrado, que proporcione desde atendimentos clínicos até a realização de procedimentos complexos, agilizando o diagnóstico e otimizando o tratamento que geralmente é multidisciplinar. Dentro do Grupo CAM, o paciente terá a oportunidade não só de encontrar uma equipe oncológica com multiplas competências preparada para seu atendimento, como também uma estrutura física de excelência, voltada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do câncer.

Grupo CAM atualmente é formado pelas empresas CAM (Canela, Itaigara ) e ION (Feira de Santana), CLION (Itaigara e Litoral Norte), OSTEO e GMN e Grupo CAM (Litoral Norte).