Serviços

Grupo Boticário transforma Camaçari em polo nacional da beleza com chegada de novas empresas à região

Genilson Coutinho,
17/11/2021 | 09h11

O novo investimento na fábrica do Grupo Boticário reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Com a chegada de novos parceiros, especialmente fornecedores de embalagens, como Aptar, Box Print, Tritec e Vitro, e com um aporte de R$600 milhões, a empresa consolida a história do ecossistema da beleza baiano. Até 2023, a expectativa é de que com as melhorias nos equipamentos, estrutura e layout da planta mais de 1 mil novas vagas de emprego diretas e indiretas sejam criadas.  

“O Polo da Beleza é resultado da expansão do ecossistema da beleza em Camaçari. Para nós, investir na região alia estratégia de negócio a impacto socioeconômico, garantindo que estamos deixando um legado positivo para esse que é um dos polos industriais mais relevantes do Brasil. A chegada das fábricas dos parceiros facilita toda a operação e traz ainda mais oportunidades para comunidades que nos acolhem há sete anos, quando inauguramos a fábrica, em 2014”, afirma Sérgio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário. 

A fábrica de Camaçari está na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade, tendo sido a primeira do Brasil no setor de cosméticos a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Aliando desenvolvimento sustentável e inovação, em dois anos, o Grupo Boticário deve aumentar sua capacidade produtiva em até 65%.  

Com o objetivo de ter 100% dos resíduos reciclados em sua operação, em parceria com a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), a empresa também busca mapear potenciais fornecedores e treiná-los priorizando metas de ESG. Em 2021, o Grupo Boticário já é carbono positivo e toda a energia consumida nas fábricas e CDs da empresa são provenientes de fontes renováveis.  

Desde a chegada na Bahia, centenas de fornecedores foram conectados à cadeia produtiva, com geração de empregos diretos e indiretos, o que representa uma injeção de investimento milionário na economia local e mais impostos pagos ao governo. Atualmente, são mais de 1 mil pessoas empregadas na fábrica do Grupo Boticário em Camaçari, que tem capacidade para produzir cerca de 150 milhões de itens por ano.  

Empresas do Polo da Beleza  

APTAR – O Polo da Beleza permitirá que a Aptar desenvolva ainda mais a gama de produtos e serviços para o mercado de cuidados pessoais e de beleza no Nordeste do Brasil, fornecendo agilidade e qualidade ao setor. Pela parceria de mais de 20 anos com o Grupo Boticário, a empresa ampliou suas instalações no Brasil com a fábrica de Camaçari, a quarta fábrica do grupo no país e que foi instalada em maio de 2021, fornecendo válvulas de loção e spray, bem como tampas para itens de perfumaria, cuidados pessoais e da casa. Com 7.500 m² de área construída e pensada para ter fluxo otimizado para que a fabricação atenda a demanda de acordo com o crescimento de atuais e novos clientes, a fábrica de Camaçari já está preparada para atender aos objetivos da Aptar de ter suas embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025. 

BOX PRINT – Parceira do Grupo Boticário há mais de 30 anos, o Polo da Beleza representa a possibilidade de facilitar a interlocução local e expandir o negócio com as oportunidades de reduções de prazo e competitividade. A empresa é a mais antiga entre os parceiros do Grupo em Camaçari, tendo iniciado a operação em 2018. A Box Print oferece embalagem em papel cartão, envoltórios e protetores para datas comemorativas e perfumaria. A produção total para o Grupo Boticário é de 74 milhões e, aproximadamente, 36 milhões produzidas somente na unidade Camaçari.  

TRITEC – Fornecedora do Grupo Boticário há 26 anos, Tritec – Tribahia – chegou em Camaçari atraída pela empresa de beleza, mas de olho no atendimento do mercado no Nordeste. Para a Tritec, o Grupo Boticário representa 20 % do faturamento do seu negócio no segmento de embalagens, por isso, investiu na instalação da unidade que começou suas atividades em junho deste ano. O investimento em tecnologias inovadoras e a preocupação com o meio ambiente fazem parte da visão de negócios. Com foco na produção de plásticos rígidos, possui certificação internacional FSSC 22000 o que habilita o fornecimento de produtos para área alimentícia, farmacêutica, perfumaria, química, entre outros.  

VITRO – Ao integrar o Polo da Beleza, a Vitro reforça seu comprometimento no desenvolvimento da indústria brasileira. Oferecendo, além de produtos de qualidade, oportunidade de crescimento das comunidades locais. A fábrica de decoração da Vitro na Bahia é uma extensão da linha produtiva da Vitro Envases, dispondo de diversos equipamentos que permitirão fornecer ao mercado nacional frascos decorados de alta qualidade. Com a previsão para operar em três turnos, a capacidade de decoração será de aproximadamente 6 milhões de peças por turno a cada ano. Instalada em Camaçari em 2021, a Vitro investe no potencial de crescimento da região, com expectativa de duplicar seu quadro de colaboradores nos próximos meses.  

Sobre Grupo Boticário na Bahia  

Inaugurada em setembro de 2014, a fábrica do Grupo em Camaçari conta com diferenciais como automação, sistema de apontamento automático, robô do Malbec e paletização automatizada, valorizando a mão de obra local, que teve a vida transformada pela unidade industrial.  

A empresa conta também com um Centro de Distribuição no município de São Gonçalo dos Campos que distribui para 17 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O CD é resultado de um investimento de R$ 241 milhões; ocupa uma área construída de 25.000 m²; com espaço para estocagem de 16 mil posições-pallet e conta com a tecnologia do Transelevador e da Linha picking by light de última geração.  

Sobre o Grupo Boticário  

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.  

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.  

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br