Notícias

Grupo Boticário confecciona bandeira com roupas de pessoas LGBTQI+ para celebrar a diversidade

Genilson Coutinho,
28/06/2021 | 16h06

A bandeira LGBTQI+ é presença garantida nos perfis das empresas em junho, quando é comemorado o Mês do Orgulho. Mas o Grupo Boticário decidiu ir além das cores para mostrar quem faz essa bandeira: as pessoas e as histórias que dão vida ao movimento. Para representar essa luta, a empresa criou uma “Bandeira do Orgulho”, confeccionada com roupas doadas por 11 pessoas LGBTQI+.

Na campanha “Orgulho inspira Orgulho”, assinada pela agência SoWhat, histórias reais compõem o filme que trabalha a perspectiva emocional e humanizada sobre a simbologia da bandeira arco-íris que retrata não apenas diversidade de orientação sexual, mas também de trajetórias de vida. São elas que despertam orgulho e inspiração.

A campanha, que estreia nesta segunda (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, será veiculada nas redes sociais e no canal do Youtube do Grupo Boticário. Depoimentos impactantes sobre medo, solidão, rejeição e esperança estão presentes. Entre eles, está a história de Édson Medeiros, estilista gay que confeccionou a bandeira do filme, e Rapuso, artista transexual e compositor da música que embala a peça.

“A bandeira Orgulho aceita, abraça e inspira todes. Neste momento que vivemos, iniciativas que reverberem a existência, o amor e o respeito às pessoas são essenciais para combater o preconceito e valorizar o orgulho “, disse Renato Amendola, Head de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.

As ações da empresa também envolveram a criação de uma edição especial de produtos da marca O Boticário. A linha “Orgulho” foi conduzida e cocriada por colaboradores LGBTI+ do Grupo Boticário, com a participação do grupo de afinidade OrgulhoGB e do time de Diversidade. Parte do lucro obtido com a venda da coleção será destinado a Casa Florescer, (São Paulo) e Grupo de Dignidade (Curitiba), entidades que atuam no acolhimento de pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade e violência social.

A campanha “Orgulho inspira orgulho” é mais uma das iniciativas que o Grupo Boticário desenvolveu para a promoção da diversidade, inclusão e equidade nas empresas. Desde 2019, a companhia conta com um time de especialistas dedicados ao tema que buscam criar um impacto positivo dentro e fora da empresa nas seguintes dimensões: Gênero, Raça e Etnia, LGBTI+, Gerações e Pessoas com Deficiência.

Desde então, importantes contribuições para a sociedade foram anunciadas como a licença parental universal de 120 dias a todos os colaboradores e o movimento #BeautyWeek.

VÍDEO CAMPANHA “ORGULHO INSPIRA ORGULHO”https://youtu.be/yn-M85kb-R0

FICHA TÉCNICA CAMPANHA “ORGULHO INSPIRA ORGULHO”

Agência: SoWhat
Diretor de Criação: Rodrigo Poersch
Head of Art: Gean Santos
Head de Criação: Rafael Pavelegini
Redação: Isabella Eger
Direção de arte: Hara Felix
Atendimento: Vitória Geisler e Caroline Swinka
Produção gráfica: Akira Miyake
Produtora de filme: Estúdio172
Produtora de áudio: Pingado Áudio
Aprovação: Melissa Takahashi, Renata Oliva, Ana Carla Lopes, Ronenilton Dos Santos e Renato Amendola

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.750 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 4 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br