Grandes nomes reunidos para impulsionar e premiar a nova produção musical baiana

Música
2 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

comissao

Com a missão de impulsionar a produção musical da Bahia, reconhecendo, fortalecendo e premiando compositores, intérpretes, grupos musicais, produtores e técnicos contemporâneos, o Prêmio Caymmi de Música reuniu grandes nomes do cenário artístico contemporâneo para compor sua Comissão Julgadora. Os músicos Luciano Bahia, Luisão Pereira, Claudia Cunha e os jornalistas Hagamenon Brito e Luciano Matos, formam a equipe responsável pela seleção dos inscritos habilitados na premiação, além das indicações dos finalistas e da escolha dos ganhadores.

“Estou muito curioso para ouvir muitas coisas de todos os gêneros. Vamos ter um trabalho bom. Já sou surpreendido na Bahia e estou super motivado com a expectativa de encontrar coisa boa, do pagode ao rock, passando pelo instrumental, pela chula, por tudo o que a Bahia tem”, pontua Luisão.

Inspirado no histórico das premiações musicais e no mestre baiano da Música Popular Brasileira, Dorival Caymmi, que em 2014 completaria 100 anos, o Prêmio Caymmi de Música busca o diálogo com as necessidades do mercado cultural do Estado. Entre os meses de agosto de 2014 e abril de 2015, o projeto envolverá toda a Bahia, celeiro musical do país, buscando cumprir uma importante função que é pautar a produção baiana, dignificar a qualidade sonora da Bahia e valorizar a diversidade e o acesso dos artistas interioranos aos holofotes da capital, com maior repercussão de público e da indústria fonográfica local, além de criar um marco no calendário cultural do Estado.

O Prêmio Caymmi de Música é uma realização da Via Comunicação e Eventos e conta com o patrocínio da GVT, da Prefeitura Municipal de Salvador e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Lei de Incentivo Fiscal FazCultura.

Luisão Pereira – Músico, compositor e produtor musical, atuante na cena alternativa baiana desde os anos 80. Nos anos 90, alcançou projeção no cenário nacional com a banda “Penélope” (1996–2004). Compôs trilha para cinema e televisão, além de produzir discos e shows de bandas como Los Hermanos, Nação Zumbi, Titãs, Paralamas do Sucesso dentre outros. Fez a direção musical pra TV Educadora do VIII Festival da Educadora FM que contou com os sambistas Edil Pacheco, Nelson Rufino e Walmir Lima, num tributo a Ederaldo Gentil. Atualmente, tem o projeto “Dois em Um”, que despertou atenção da imprensa nacional e internacional, lançou dois discos e lançará em 2014 – Via edital Natura Musical, um DVD e turnê com shows no Brasil e Canadá.

Claudia Cunha – Formada em Música pela Universidade Federal da Bahia, Claudia está presente no mercado musical desde 1996 e de lá pra cá, tem se apresentado nos principais espaços e projetos artísticos da cidade. Seu primeiro CD “Responde à Roda” é resultado do Prêmio Braskem de Música e foi lançado nacionalmente pela gravadora Biscoito Fino (2009). Esse trabalho lhe rendeu indicação ao Prêmio da Música Brasileira 2010 como Melhor Cantora (Categoria Regional) e a circulação por várias capitais. Sua atuação como intérprete e compositora lhe rendeu outras premiações importantes da área musical da Bahia como Troféu Caymmi (Melhor Cantora, 2006) e Festival de Música Educadora FM 2012 e 2007 (ambos como Melhor Intérprete).

Luciano Bahia – Músico com currículo extenso que inclui apresentações na França, Bélgica, Portugal, Itália e Estados Unidos, Luciano Bahia já assinou a trilha sonora de mais de 100 espetáculos de renomados diretores e na área de dança fez música para o Dance Brazil, grupo brasileiro radicado em Nova Iorque e em 2007 compôs a trilha sonora para os 25 anos do Ballet de Teatro Castro Alves, com apresentações no Brasil e na Alemanha. Luciano já tocou com artistas nacionalmente conhecidos como Danilo Caymmi e Jorge Mautner, além de também atuar como Diretor Musical e produtor de CDs de cantoras baianas como Márcia Castro e Mariene de Castro. Ganhou em 2004 em Salvador o Troféu Caymmi como melhor compositor com a canção “Queda”, e em 2005 recebeu o grande “Prêmio Braskem de Cultura e Arte”, gravando o CD “1”, com a participação da diva Elza Soares.

Hagamenon Brito – Hagamenon Brito, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é crítico de música e editor de cultura do jornal CORREIO*. Colaborou com publicações como A Tarde, Veja Salvador, Bizz (SP), Palavra (MG) e Jornal do Brasil (RJ); tem artigos publicados na revista Latin American Music Review (Universidade do Texas/EUA), e no Dicionário Cravo Albim de MPB; e produz e apresenta os programas semanais Black Soul e Sangue Novo, na Globo FM (Salvador).

Luciano Matos – Jornalista, DJ e produtor. Atua da área de cultura e entretenimento. Possui atuação destacada em mídia impressa e rádio, já tendo trabalhado nos principais veículos do segmento no Estado. Desenvolve ainda atividades de consultoria, curadoria de músicas e comissões julgadoras de editais e projetos como Conexão Vivo, Natura Musical e editais da Secretaria de Cultura do Estado. Atualmente é produtor e apresentador do programa Radioca na Rádio Educadora e Editor do Blog El Cabong, que trata sobre o universo da música independente brasileira.

Serviço

Prêmio Caymmi de Música

Inscrições abertas até 30 de setembro de 2014

Regulamento disponível no Portal Oficial da premiação: www.premiocaymmi.com.br