Grandes nomes da música brasileira se unem para lançar a campanha Rio Sem Preconceito 2013

Sem categoria
9 de maio de 2013
por Genilson Coutinho


No dia 15 de maio, quarta-feira, às 21h:30min, o Circo Voador, que nos últimos 30 anos foi palco de movimentos culturais marcantes na história do país, servirá de cenário para uma grande noite contra todo tipo de preconceito. No palco, sob a lona mais famosa da cidade, o músico Pretinho da Serrinha vai comandar uma banda que receberá Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Frejat, Fernanda Abreu, Toni Garrido, Zélia Duncan, Preta Gil, Luciana Carvalho, Dzi Croquettes, entre outros artistas reunidos para o lançamento da campanha de 2013 do Programa RIO SEM PRECONCEITO.
Música, interpretação, poesia e dança. As artes historicamente tiveram um papel fundamental na luta por nossa democracia e nessa noite não será diferente.
– É fundamental essa parceria com as artes para que a nossa população entenda a importância de seu papel na luta contra todo e qualquer tipo de preconceito – explica Carlos Tufvesson, coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio. Ele completa: – Todos nós precisamos entender que cada vez que em nosso país algum cidadão tem seu direito civil ou humano violado, esse fato atinge a todos os cidadãos do bem e acaba por comprometer o futuro do Brasil.
A campanha desse ano é baseada no seguinte conceito: “Eu não preciso ser negro para lutar contra o racismo, não preciso ser mulher para lutar contra o machismo, não preciso ser judeu para lutar contra o antissemitismo e você não precisa ser gay para lutar contra a homofobia”.
A data de 15 de maio não foi escolhida de forma aleatória. O dia 13 de maio marca historicamente a abolição da escravatura e a luta contra a intolerância racial. Já no dia 17, luta-se no mundo inteiro contra a homofobia.
Entre as apresentações, serão veiculados os vídeos que fazem parte da campanha Rio Sem Preconceito 2013 e têm direção de Gabriel Melin, da Rio Cinema Digital.
Para participar dessa noite histórica na luta pelos Direitos Humanos, convites serão oferecidos ao público através de concursos culturais no Facebook da CEDS (https://www.facebook.com/CEDSRIO).