Gilberto Gil recebe homenagem durante a Casa Cor Bahia 2013

Sem categoria
25 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

A simplicidade e a sofisticação de Gilberto Gil marcam a edição 2013 da Casa Cor Bahia 2013. A homenagem fica por conta da Dois A Arquitetura e Interiores, escritório dirigido pelas profissionais e irmãs Ana Cláudia e Ana Paula Nonato. O ambiente é uma Sala de Jantar de 52 m² inspirada na célebre canção “Toda Menina Baiana”.

Para que o projeto tivesse toda sintonia com o homenageado, as irmãs Nonato realizaram a gravação de um vídeo com o próprio Gilberto Gil, durante o lançamento da exposição GIL70, que está aberta ao público de Salvador até o dia 27 de outubro, no Palacete das Artes Rodin, com entrada gratuita. Além de ser usado como referência para o desenvolvimento do ambiente, o vídeo também terá trechos compartilhados nas redes sociais e será exibido na íntegra durante a realização da Casa Cor Bahia, no ambiente da Dois A.

“Procuramos desenvolver um trabalho que conseguisse traduzir a versatilidade que Gilberto Gil tem enquanto artista, aliando ao nosso estilo de trabalho, que envolve muita pesquisa, une a modernidade com outros estilos e busca sempre transformar tudo em arte”, destaca Ana Paula Nonato.

A regionalidade que Gilberto Gil traz nas suas canções, como no caso de “Toda Menina Baiana”, é refletida no ambiente através dos objetos de ornamentação e das obras de grandes artistas plásticos baianos. Entre eles estão vasos de barro feitos e pintados à mão no Instituto Mauá, uma escultura de orixá de Goca Moreno, além de quadros de Carybé e obras de arte do renomado Mário Cravo. O ambiente ainda tem um quadro com o rosto de Gil pintado por Bárbara Tércia e um painel, com uma grande foto do artista, feito pelo fotógrafo Yuji Sogawa e idealizado por Ana Paula Nonato.

A Sala de Jantar, que também contempla um charmoso Living lateral, traz de maneira predominante o uso do Linho Branco, a exemplo das poltronas da mesa principal, e de tons de madeira, como no caso do piso cerâmico, escolhido para dar um ar refrescante ao ambiente.  A modernidade fica por conta das adegas embutidas e da tecnologia das portas que foram utilizadas. “O Living traz consigo um quadro vivo com samambaias e orquídeas brancas, que marcam a sintonia de Gilberto Gil com a natureza e o prazer que ele nos revelou em aproveitar ao máximo a oportunidade de ficar em casa”, explica Ana Cláudia.

crédito da fotos: Yuji Sogawa