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GGB premia empresas que apoiam a causa LGBTTQIA; confira a lista

Redação,
10/06/2017 | 17h06

O Grupo Gay da Bahia/GGB realiza no mês de setembro a 16ª Celebração do Orgulho LGBTQAI da Bahia, um dos mais importantes eventos deste público do calendário nacional e responsável por um vultoso volume de investimentos na economia baiana. A edição 2017 promete movimentar ainda mais o já badalado encontro: o Prêmio de Honra ao Mérito Cultural LGBTTQIA, instituído em 2009, será entregue a empresas reconhecidas nacionalmente e que inovaram em suas ações voltadas à diversidade.

A divulgação dos nomes dos homenageados faz parte das celebrações do dia 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho Gay. Entretanto a honraria só será entregue no dia 10 de setembro próximo na coletiva de imprensa da 16ª Celebração do Orgulho LGBTTQIA da Bahia. “ Essas empresas se posicionando, mostra que o mundo está mudando para melhor, mais inclusivo”, revela Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, reforçando ainda a importância das mídias sociais nessa transformação.

A ideia é reconhecer publicamente os esforços realizados por essas empresas, órgãos e instituições para realçar valores como dignidade humana, cidadania e gestão da diversidade. Empreendimentos tradicionais e de diversos ramos associaram elementos como consumo consciente, economia e cidadania, incluindo de forma direta em suas campanhas indivíduos e símbolos culturais do segmento LGBTTQIA, o que abre perspectivas modernas da relação de consumo e respeito aos usuários. Essas empresas que abriram os olhos e viram essa nova diversidade, inclusive como potencial consumidor, serão agraciadas com a honraria.

O presidente do Grupo Gay da Bahia/GGB, Marcelo Cerqueira, esclarece que o Troféu do Mérito Cultural foi criado para premiar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, estaduais e nacionais, que se distinguem por suas relevantes contribuições à diversidade cultural LGBT, contribuindo para a criação de “climas favoráveis ao fortalecimento da democracia”. A honraria será outorgada durante a Coletiva de Imprensa que será realizada no dia 10 de setembro, às 10h, no Foyer do Teatro Castro Alves, Centro de Salvador.

Marcelo Cerqueira afirma que os agraciados deram enorme contribuição à causa LGBT na medida em que compartilharam informações e criaram peças de marketing “que influenciaram no pensamento e no sentimento de milhares de pessoas”. Segundo o militante LGBT, “o Grupo Gay da Bahia é uma gota neste oceano de realizações, e queremos ser instrumentos de articulação entre essas diversas iniciativas para fortalecer um pacto social de tolerância, de respeito, de aprendizado entre os diferentes”, disse.

A 16ª edição do evento apresenta também novos conceitos. Abandona o conceito de “Parada LGBT” e adere a Celebração que evidencia o caráter da festa protesto diferenciado das formas clássicas, nesse caso utiliza-se de música, dança, e a expressão do copo como protesto e outdoors. O evento que em 2016 aderiu a utilização do termo “LGBT” decidiu ser mais inclusivo associado as letras “TQIA” formando a sigla LGBTTQIA, que significa (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexual e assexual). “ São identidades pós-modernas que reivindicam espaços dentro e fora do movimento” explica Cerqueira.

A 16ª Celebração do Orgulho LGBTTQIA da Bahia é uma realização dos grupos Gay da Bahia e Quimbanda Dudu. Acontece no dia 10 de setembro a partir das 11h na Praça do Campo Grande Centro de Salvador, estima-se a participação de dez trios elétricos que percorrem o mesmo circuito do carnaval do centro da cidade.

Conheça os agraciados:

Prefeitura de Salvador

A Prefeitura Municipal de Salvador receberá o Mérito Cultural pela realização de um vídeo institucional sobre o Dia da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de Janeiro. Com uma narrativa inusitada e cheia de ilustrações, o governo municipal contou a história de Théo Meireles, militante da causa LGBT e estagiário de jornalismo na Prefeitura. O vídeo autobiográfico ganhou a simpatia de milhares de internautas e despertou a consciência sobre o significado de ser trans no Brasil. A verdadeira “identidade” do estagiário é revelada de forma lúdica, educativa e humanizando uma discussão tão cheia de preconceitos.

Cerveja Skol

No rol de marcas celebradas com o troféu está a cervejaria Skol, patrocinadora de um dos mais impactantes e mais emocionantes vídeos das redes sociais em 2017, tendo merecido centenas de milhares de visualizações. Criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, produzido pela Conspiração Filmes e com trilha da LOUD, o vídeo “Estrada” foi o posicionamento da marca sobre o Dia do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho. Assim, a Cerveja Skol reforçou seu abraço à diversidade e o compromisso em contribuir para elevar e amplificar o debate sobre o caminho de respeito às diferenças.

Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo receberá o prêmio pela campanha “Dicas para atender bem turistas LGBT durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado, Festuris”. A publicação, disponível nos formatos impresso e online, disponibilizou informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.

Foram produzidos 19 mil exemplares, distribuídos entre as secretarias estaduais e municipais de turismo. Os turistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor. Os dados são da Organização Mundial no Turismo (OMT) mostram a importância desse segmento para o mercado turístico mundial.

Avon

Com a campanha “Sinta na pele”, a Avon invadiu as redes sociais com um vídeo para celebrar o Dia do Orgulho LGBTI, reunindo nomes da música brasileira para celebrar a diversidade e reforçar o posicionamento da marca. O conteúdo, que divulga o produto BB Cream Matte de Avon ColorTrend, retrata os artistas Liniker, Tássia Reis e As Bahias e a Cozinha Mineira, membros do projeto Salada de Frutas, ao ressaltar a versatilidade do produto. A criação foi feita pela agência Mutato.

Ministério da Saúde

Com a campanha “Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil”, o Ministério da Saúde surpreendeu durante a 3ª Conferência de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT, em Brasília. A campanha teve como foco na saúde integral, atendimento humanizado e respeito para homens gays e bissexuais. O objetivo foi informar e conscientizar toda a sociedade, bem como profissionais de saúde, trabalhadores e gestores do SUS sobre garantias ao atendimento, sem discriminação, considerando as especificidades de saúde dessa população. A campanha foi desenvolvida em parceria com o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Foram distribuídos cem mil cartazes para unidades de saúde, secretarias estaduais, conselhos de saúde, Comitês de Saúde LGBT e para os serviços de assistência social e direitos humanos que atendem a essa população nos Estados. Também foram veiculadas nas redes sociais mensagens e vídeos de sensibilização e informações sobre as necessidades de saúde e os direitos de homens gays e bissexuais. O Ministério da Saúde também realizou uma importante campanha no Carnaval por meio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, reunindo as entidades da sociedade civil com um edital de apoio às ações de mobilização do Orgulho LGBT.

Universidade de Salvador/Unifacs

A Universidade Salvador/Unifacs criou o Comitê da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz, realizando parcerias com diversas entidades representativas por meio do termo de Cooperação Técnica para a realização de projetos na perspectiva LGBT. O GGB é um dos parceiros da Unifacs, que se integra ao “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. O objetivo do Pacto é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas Instituições de Ensino Superior.

C&A

Com a ajuda da AlmapBBDO, a C&A transformou o Dia dos Namorados no “Dia dos Misturados”. O filme exibe casais com roupas da linha sem gênero da marca e foi bastante polemizado nas redes sociais. O vídeo tem um conteúdo fortemente sensibilizador e demonstra os diversos níveis de afetos nas mais diferentes formas de relações amorosas.

Agência África

Publicitário Nizan Guanaes

Africa é uma agência de publicidade brasileira fundada em 2002, por Nizan Guanaes e mais quatro sócios (Sergio Gordilho, Marcio Santoro, Olívia Machado e Luiz Fernando Vieira), e está entre as maiores agências do Brasil. Suas campanhas têm presença global através de clientes como Itaú, Heinz e Budweiser. A agencia criou duas campanhas de fôlego para celebrar o 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT, com forte impacto e grande repercussão nas redes sociais.

Uma campanha foi para a All Out, movimento global de defesa dos direitos LGBT, que colocou nas ruas de São Paulo um caminhão com centenas de bolsas de sangue para alertar para o fato de que o Brasil ainda proíbe que homens gays e bissexuais sejam doadores de sangue, uma situação que vem merecendo o repúdio de centenas de entidades e que está sob julgamento no Supremo Tribunal Federal/STF.

A África também produziu a campanha “Cada Momento Conta”, para o Banco Itaú, que explorou a história de famílias diferentes, dissertando sobre como a correria do dia a dia interfere na relação com os filhos, afetando a educação.

Netflix

Na campanha da Netflix, lésbicas, trans, bissexuais e homossexuais falam sobre como personagens de produções da plataforma, como Sense8 e Orange Is The New Black, foram capazes de construir uma representatividade importante para eles. O vídeo tem forte e positivo impacto na subjetividade de milhares de pessoas cuja orientação sexual nem sempre é respeitada e que encontraram respostas politicamente engajadas para as aflições diárias de quem precisa enfrentar a violência conservadora.

Ministério Público

O Ministério Público da Bahia também integra o time de medalhistas do Mérito Cultural pela campanha em defesa da dignidade das pessoas LGBT. O órgão produziu e distribuiu milhares de cartilhas e outras peças de divulgação sobre os direitos das pessoas LGBT, por meio da campanha Carnaval “Respeito a Diversidade”.Organização das Nações Unidas/ONU

A Organização das Nações Unidas/ONU será agraciada com o prêmio pela Campanha Livres e Iguais, que integra os esforços globais das Nações Unidas para promover a igualdade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

Blog Me Salte

O blog Me Salte (www.correio24horas.com.br/mesalte) é o primeiro canal de notícias LGBTs do Norte e Nordeste hospedado no jornal Correio da Bahia, comandado e idealizado pelo jornalista gay Jorge Gauthier, o canal já teve mais de 10 milhões de acessos e ganhou visibilidade nacional e internacional com séries de reportagens sobre a população LGBTs desde o seu lançamento em abril de 2016. O Me Salte tem como missão ser espaço de mídia especializada para a população LGBTs agregando informação com respeito à diversidade e também doses de alegria e celebração da diversidade.

IRDEB – Radio Educadora FM 107.5

O programa Ponto G é uma coluna pioneira no rádio FM da Bahia. Criada há quase 10 anos, abre espaço para o debate e a discussão sobre as questões voltadas à comunidade LGBT. O programa é capitaneado pelo jornalista Eugênio Afonso que fala, na primeira pessoa, de causas que ele também vivencia. A coluna vai ao ar semanalmente no programa Multicultura da Rádio Educadora FM – 107.5 e, mensalmente, no programa Soterópolis, da TVE, ambos do Instituto de Rádio Difusão do Estado da Bahia (Irdeb).

Programa Fantástico/Rede Globo

A Rede Globo de Televisão levou ao ar no dia 16 de Junho de 2016 a matéria intitulada “Por que a homofobia não é crime?”, na qual mostra que a cada 28 horas um homossexual é morto de forma violenta no Brasil. No entanto, ainda não existe no país nenhuma lei para tipificar assassinatos, agressões e abusos contra homossexuais. As vítimas ficam sem o amparo da legislação e, muitas vezes, nada podem fazer para denunciar ou buscar justiça nesses casos. Sem a tipificação fica difícil quantificar oficialmente o número exato de vítimas, que pode ser muito maior. “Mas por que o Brasil ainda não protege essa população? Por que os projetos de lei criminalizando a homofobia, que tramitam há anos em Brasília, nunca chegam sequer a serem votados?”, são perguntas feitas na reportagem de Renata Ceribelli.

TV Brasil – Programa Estação Plural

Um programa que fala de diversidade e traz debates sobre direitos humanos e cidadania na TV aberta. Esse é o formato do Estação Plural, que teve a sua primeira edição em 4 de março de 2016, às 23h, na TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Apresentado pelas cantoras Ellen Oléria e Mel Gonçalves (da Banda Uó) e pelo jornalista Fefito, com atração semanal, cada episódio leva um entrevistado para debater sobre LGBT, com abertura a temas de interesse geral. O primeiro entrevistado foi o Dr. Dráuzio Varela.

Prefeitura de Lauro de Freitas

O Governo Municipal de Lauro de Freitas será agraciado com o prêmio pela criação da Lei Municipal Nº 1.671, de 07 de Dezembro de 2016, gestão Moema Gramacho, que redefiniu a estrutura organizacional da Administração Pública, criando o Departamento de políticas LGBT e diversidade dentro da Secretaria da Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas.

Prefeitura de Camaçari

A Prefeitura Municipal de Camaçari instituição e reformulação da Coordenação LGBT para o status de Gerência de Politicas LGBT junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Coordenação Municipal de Políticas LGBT com a finalidade de implementar ações de combate a LGBTfobia na cidade e nos distritos.

Deputado João Carlos Bacelar Batista

Bacelar foi da Comissão do Estatuto das Famílias, e se manteve coerente ao reconhecimento das Uniões homoafetivas como Núcleo Familiares, seguindo a Decisão do STF que reconheceu essas uniões e autorizou os cartórios do Brasil registrarem as uniões e transformar as uniões civis em casamento.

O deputado é membro da Comissão da Comissão Especial que avalia o Projeto de Lei Escola sem Partido, que pretende implantar nas Diretrizes Básicas de Educação um núncio modelo retilineo de educação, em detrimento das humanas que humaniza o cidadão para viver em sociedade. Bacelar já possui ponto conhecimento para fazer a defesa das humanidades junto a Comissão.

André Fischer produtor do Festival Mix Brasil

Pela 24o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade e 2a Conferência Internacional SsexBbox, realizada em São Paulo por ocasião do Festival. O Festival Mix Brasil consegue trazer o melhor do cinema e da cultura da diversidade mundial para fortalecer as nossas identidades. Em 2016 o Festival comemorou um novo recorde de inscrições e a exuberância da produção nacional, representada em mais de 50 longas e curtas brasileiros. A campanha de divulgação do Festival originalíssima apresenta um dos temas principais da modernidade, a transexualidade. A peça que exibe o conteúdo foi criada pela agência Neogama.

Dia dos namorados da Vick Vaporub

Vick | O poder do toque é para todos. Campanha dedicada ao dia dos namorados. Mostra o posicionamento corajoso da empresa que exibe no conteúdo da peça publicitária casais tocando-se um na mão do outro, independente de gênero, mostra a diversidade de pessoas buscando se relacionar através do toque.  Criada pela Publicis Brasil, a ação faz parte do plano de estratégia de comunicação que a marca traçou para o inverno 2017 e está alinhada ao abraço e do toque defende que a combinação do contato físico com o medicamento torna o tratamento muito mais efetivo. E é mes