GGB irá realizar casamento coletivo na abertura oficial do Carnaval de Salvador

Comportamento, Social
22 de dezembro de 2014
por Genilson Coutinho

gg

O Grupo Gay da Bahia (GGB) vai realizar na quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015, abertura oficial do carnaval de Salvador que segue até o dia 18, quarta-feira de cinzas, o Primeiro Casamento coletivo de LGBT da Bahia.

O GGB vai oferecer aos casais toda estrutura do casamento civil com a emissão oficial da certidão de casamento de acordo com autorização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que autorizou aos Cartórios realizarem o Casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo.

A cerimônia inicial é a Civil onde o casal recebe a certidão de casamento. Em seguida os casais que desejarem poderão também receber benças de acordo com a tradição das religiões de matriz africana no Brasil. O ritual consta de banho de água com ervas aromática na cabeça, lavagem das mãos que significa um novo ciclo da vida dos casais. O arroz será substituído por banho de pipoca e milho branco.

O objetivo da cerimônia é reforçar os laços afetivos existentes entre o casal, divulgar o Casamento Civil Igualitário e o conceito de família. O GGB vai oferecer toda estrutura para o evento e o local ainda vai ser revelado, surpresa. “Casar-se é lindo e na abertura da maior festa de rua do país é lindo” disse Marcelo Cerqueira, presidente do GGB que espera reunir cerca de 100 casais na cerimônia que também é liberada aos casais heterossexuais, que poderão aproveitar a estrutura do evento para unir-se.

Casais de todo o Brasil poderão casar-se em Salvador no dia da cerimônia coletiva, os casais estrangeiros também com expedição de documento exclusivo do Grupo Gay da Bahia (GGB).

Os interessados devem fazer contato pelo e-mail: ggbbahia@gmail.com