GGB esvazia conteúdo sensual e privilegia artes e humanidades no combate a homofobia

Genilson Coutinho,
27/04/2013 | 18h04


Evoluir sem, contudo se distanciar do compromisso com a cidadania e os direitos civis LGBTs é o desafio enfrentado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) que realiza em Salvador a Parada Gay da Bahia, evento LGBT em sua 12ª que já caiu na graça da população que vão as ruas do Centro da cidade, cada um a sua maneira, mas com o mesmo objetivo comum que é celebrar a diversidade. Conforme dados do GGB da última edição realizada em onze de setembro do ano passado cerca de 800 mil pessoas compareceram na 11ª Parada Gay da Bahia colorindo com as cores do arco íris os tons cinzentos da velha arquitetura de Salvador.
O GGB acredita que a evolução associando novos conteúdos e significados, ao exemplo de tornar-se um evento que possa gerar fluxo turístico é um destino natural das Paradas que acontecem nas principais cidades do Brasil. “Associar esse novo significado, potencializando o turismo LGBT é uma forma de sustentabilidade e de atrair patrocinadores de peso ao evento” acredita Marcelo Cerqueira, presidente do GGB que completou 33 anos de funcionamento considerada a mais antiga entidade do gênero. O novo significado considera que é preciso esvaziar o conteúdo sensual, substituindo por mais atividades culturais incluindo mostra de filmes, seminários, intervenções de artes plásticas, teatro, dança, shows e exposições passando a ser de forma concreta um produto cultural da cidade de Salvador.

GGB considera que a participação da prefeitura através dos seus órgãos é certeza do sucesso do evento. Em reunião com representantes da Bahiatursa e da Saltur na sede do órgão municipal no Doque do Tororo, promovida pelo GGB a prefeitura visando qualificar ainda mais o evento vai ordenar os ambulantes, liberar os espaços públicos e de acordo com Eliana Dumêt diretora de Promoção e Captação de Eventos o produto Semana da Diversidade vai ser apresentado à captação junto a grandes patrocinadores, ao exemplo de cervejarias e outros.
A Semana da Diversidade Cultural acontece em Salvador de 2 a 8 de setembro de 2013. A programação consta de variadas atividades culturais envolvendo seminários, música, teatro, dança, festas e shows de bandas musicais. A 12ª Parada Gay da Bahia torna-se uma atividade, a maior, de uma semana inteira de mobilização em artes e humanidades. A cantora Daniela Mercury foi convidada a ser madrinha do evento, mas conforme informações do GGB a artista que assumiu recentemente amar outra mulher, ainda não se posicionou sobre o convite.