GGB divulga mensagem “Com camisinha você goza mais” em faixas na cidade

Sem categoria
25 de novembro de 2011
por Genilson Coutinho

O Grupo Gay da Bahia (GGB) prepara ação “excitante” de intervenção para divulgar mensagens que possam promover a descontração e contribuir para a fixação da necessidade adoção entre a população de práticas sexuais mais seguras em face da transmissão das doenças transmitidas através das relações sexuais de uma pessoa para outra independente de suas escolhas sexuais. Ação faz parte do dia 1 de dezembro de combate a Aids em todo o Brasil. A população de jovens entre 14 a 24 anos foi escolhida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde como prioritária.

Uma das frases que serão impressas nas faixas é a seguinte; “Com camisinha você goza mais!”. De acordo com a entidade a palavra goza esta relacionada ao orgasmo físico e ao gozo de viver a vida com hábitos saudáveis e cuidados com o corpo. “A idéia é que as pessoas riam, brinquem e com isso acabem fixando a mensagem da prevenção”, acredita Marcelo Cerqueira, presidente da entidade alertando que não é possível falar de preservativo sem falar de sexo e relações com prazer e uso.

Ainda de acordo com Cerqueira o sexo faz parte das realizações das pessoas e uma necessidade do corpo. “Afinal, o que todos querem é tem vida sexual ativa é gozar muito mais”, conclui Cerqueira. O GGB distribui o preservativo e sugere o seu uso em todas as relações sexuais. Por outro lado à entidade que antes trabalhava a prevenção no imperativo com a palavra “use” acredita que o direito a informação é para todos e a decisão de usar é exclusiva do casal seja ele homossexual ou heterossexual.

As faixas serão instaladas no perímetro do Centro de Salvador e nas áreas de grande circulação de pessoas a partir do dia 27 de novembro até o dia 2 de dezembro. Também faz parte da ação da entidade com as mesmas faixas na sinaleira do Vale de Nazaré a partir das 9hs até às 12h. Na ocasião os ativistas pretendem distribuir cerca de 10 mil preservativos a população como estimulo ao uso. De acordo com a entidade a parte a transmissão do vírus HPV que a camisinha não garante 100% de proteção, as demais o método é perfeitamente eficaz na diminuição da cadeia de transmissão entre os seres humanos sexualmente ativos.

No período da tarde a partir das 14h o GGB e o Grupo Gay de Lauro de Freitas estará promovendo o pedágio portando as faixas e distribuição de preservativos aos motoristas na Estrada do Coco nas imediações do acesso principal a Lauro de Freitas.

A chamada “Com camisinha você goza mais!” é reforçada pela mensagem de apoio que chama atenção para o dia 1º de Dezembro dia de combate a Aids. O GGB também reforça a prevenção para outras doenças silenciosas como hepatites virais e o vírus HPV considerado agente no desenvolvimento do câncer de pênis, anus e colo de útero. A entidade também através das mensagens de apoio vai incentivar fazer o teste para HIV e vacinar-se contra as hepatites virais. Já em relação ao HPV o GGB orienta as famílias que procurem vacinar meninos e meninas que não iniciaram vida sexual. A Vacina para HPV não faz parte do calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), diferente da hepatite, os interessados devem procurar clinicas especializadas o preço médio é de $ 350 em duas doses.

A partir do dia 28 a entidade estará fazendo translado de pessoas da sede no Pelourinho até o Centro de Saúde São Francisco que estará aplicando a vacina contra o vírus da hepatite. Nessa mesma data a entidade fará uma exposição de cartazes internacionais e nacionais mostrando vários momentos de trinta anos da epidemia no Brasil que já afetou mais de meio milhão de brasileiros de ambos os sexos.

As ações da entidade não parar por ai. O GGB vai fazer um perfil das principais entidades, pessoas, ações voltadas à prevenção da doença na Bahia incluindo serviços e épocas. Esse raio X de três décadas da doença será exibido no novo site da entidade que desde o seu lançamento em 1999 já registra mais de 3 milhões de acessos.