Notícias

GGB abre inscrições para 23ª edição do Concurso Nacional de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador

Genilson Coutinho,
07/02/2020 | 14h02

O Grupo Gay da Bahia (GGB) e Quimbanda Dudu comunicam que a partir de hoje começam a receber inscrições de candidatos interessados em participar da 23ª edição do Concurso Nacional de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador, que acontece na segunda-feira, 24, a partir das 15h, na Praça Municipal, Centro Histórico de Salvador. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário, gratuito, e ser maior de idade. No caso de ser menor de 18 anos, deve estar acompanhado por responsável legal e com as devidas autorizações.

Os candidatos interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site ou sede na sede da entidade, localizada à Ladeira de São Miguel, 24, no Centro Histórico. Os candidatos, na hora da inscrição, devem indicar a categoria Luxo ou Originalidade. As inscrições são de graça e menores de 18 anos só poderão participar com autorização dos responsáveis.

O evento acontece na Praça Municipal, e consta de uma programação que tem início às 15h00, e segue até às 21h00, composta de shows de transformistas e outras atracões. Serão premiadas as três primeiras fantasias nas categorias de luxo e originalidade. Quem vencer na categoria Luxo, em primeiro lugar, leva o cheque de 8 mil reais, já em Originalidade, o primeiro lugar leva 4 mil.

O Concurso, que começou meio tímido, em frete à Câmara Municipal, tomou forma e corpo, acrescentou a categoria Luxo, e rendeu homenagem a um dos maiores ícones de desfiles de fantasias dessa categoria, que foi Clóvis Bornay, expondo 25 anos de suas fantasias premiadas. “É um resgate cultural incrível, além de ser um incremento na produção cultural individual”, diz Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

O critério de eleição dos vencedores das fantasias será por julgamento, que levará em conta a beleza, elegância, simpatia, desenvoltura na passarela, pedraria, penas, postura, andar e, por fim, o valor gasto pelo candidato na produção da roupa, especialmente na categoria Luxo, a mais esperada do evento. “Tanto em luxo quanto originalidade é importante avaliar o grau de dificuldade para a realização da roupa”, segue Cerqueira, “costumo falar isso para separar e deixar bem claro a questão da homenagem a causas e temas, que são justas e comoventes”, conclui.

Na categoria Originalidade, os critérios são a semelhança com a ideia original, entretanto, nessa categoria é proibido a utilização de materiais preciosos, pedrarias caras, penas raras, lantejoulas, entre outros assessórios que possam dar conotação de luxo.

De acordo com a produção, a categoria Originalidade recebeu dois novos critérios dentro da avaliação, que são apresentações que envolvam “protesto” e “reverência” de situações da atualidade. De acordo com o regimento, estas ações serão bem-vindas, mas terão que obedecer aos critérios norteadores da categoria em si, além de considerar o grau de dificuldade do desfilante para realizar a fantasia, em vigência desde de 2018.

A 23ª Edição do Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador tem patrocínio da Prefeitura Municipal do Salvador, através da Saltur, é uma realização do Grupo Gay da Bahia e Quimbanda Dudu.

Mais informações: ggbbahia@gmail.com
www.grupogaydabahia.com.br
Instagram @ggb_bahia_bra