Gerônimo Santana, artista popular vivo em sua arte, leva seu ensaio-show para a Arena do Sesc Senac

Música, No Circuito
13 de abril de 2015
por Genilson Coutinho

geronimo

Após dez anos consecutivos e ininterruptos realizando seus ensaios abertos na Escadaria do Paço, Gerônimo Santana leva o show “O Pagador de Promessas” para a Arena do Sesc Senac Pelourinho, a partir de amanhã, 14 de abril. Os dias e horários das apresentações continuam os mesmos – sempre às terças-feiras, às 20h, mas, pela primeira vez, o cantor e compositor baiano poderá oferecer uma melhor infraestrutura ao seu público fiel e sem abrir mão de permanecer no Centro Histórico de Salvador. O novo palco terá, inclusive, cenografia alusiva à Igreja do Paço, onde foi filmado o filme baseado na história de Dias Gomes, “O Pagador de Promessas” – daí também o batismo do show.

Nessa nova fase, a ideia é fazer com que o evento sobreviva e continue sendo um dos mais expressivos da agenda cultural baiana e símbolo de resistência da produção independente. Para isso, serão cobrados os valores simbólicos de R$ 10 e R$ 5 (meia entrada) para acesso aos shows. Dentro da arena, o público terá serviço de bar e lanchonete com comidas regionais e quitutes, esquema de segurança, além de uma loja do artista vendendo souvenirs, como camisetas, chaveiros e canecas. No set list do show não faltam os maiores sucessos de Gerônimo, como “É d’Oxum”, “Jubiabá”, “Eu sou Negão”, “Agradecer e Abraçar”, “Menino do Pelô” e “Dandá”.

Sobre a história do ensaio-show:

Em 1997, ele recebeu do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) a casa que fica em frente à Escadaria do Paço, no Centro Histórico de Salvador, para funcionar como seu escritório e como espaço cultural. No entanto, a má condição do bairro inviabilizou seu projeto. “Comecei uma espécie de show-ensaio, no final de 2003, e automaticamente a comunidade se mobilizou para vender bebidas e comidas”, lembra ele. O Ensaio de Gerônimo passou a ser um dos eventos mais expressivos na agenda cultural de Salvador, ocorrendo ininterruptamente todas as terças-feiras, das 20h às 22h, e reunindo até 3 mil pessoas. “A intenção era fazer um ensaio aberto, mesmo que de maneira improvisada. Na primeira apresentação, havia mais músicos no palco do que expectador, mas o povo abraçou o projeto que logo ficou conhecido em toda a cidade”.

Além de “Gerônimo e Banda Mont Serrat”, os shows contam sempre com convidados. Artistas de renome como Caetano Veloso, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniella Mércury, Luiz Melodia e Mariene de Castro já passaram pela escadaria. No entanto, um dos méritos mais importantes do projeto é dar visibilidade a novos artista. “Eu uso o palco como agente de promoção democrática, servindo de vitrine para quem está começando”, diz orgulhoso.

 

DISCOGRAFIA

 

Página Musical (1983)
Mensageiro da Alegria (1985)
Eu Sou Negão (EP de 4 faixas – 1986)
Dandá (1987)
Gerônimo (1988)
Dançarino (1989)

Eu Te Amarei(Continental, 1997)
Rei do Lambadão (2001, independente)
É do Mar (2005, independente)